O Concurso de Bandas do Festival João Rock já tem suas três finalistas definidas. Voltare (Rio Claro-SP), Napkin (Joinville-SC) e Ted Marengos (São Paulo-SP) vão se apresentar no Teatro de Arena Jaime Zeiger na próxima quarta-feira, 30 de maio, a partir das 17 horas, para a grande final. O grupo campeão vai abrir os shows no Palco João Rock em 9 de junho, segundo sábado do mês.
Mais de 300 bandas de 88 cidades de 13 estados brasileiros se inscreveram e participaram da votação online – primeira fase do concurso – que se terminou dia 22. As 20 mais votadas foram pré-selecionadas e as três finalistas foram escolhidas pela curadoria do João Rock para a disputa final.
Na próxima quarta-feira (30), véspera de feriado, as bandas Voltare, Napkin e Ted Marengos terão 30 minutos cada para se apresentarem ao vivo em busca da tão sonhada vaga no João Rock. Os juízes, membros da organização do festival e profissionais convidados, escolherão a vencedora.
A final terá apresentação de hip hop freestyle com a Batalha da 7 e em seguida com Anonimono. Os shows das bandas finalistas começam às 18 horas. O encerramento fica por conta dos grupos Chavala Talhada e Dinossaurus, com Japinha do CPM22. A partir das 21h50 será anunciada a grande campeã do Concurso de Bandas 2018 do João Rock.
O evento acontece em 9 de junho no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto (avenida Orestes Lopes de Camargo s/nº, Jardim Jóquei Clube, Zona Norte). Na programação estão 19 grandes shows de bandas brasileiras de rock, seus subgêneros e ritmos parceiros. Há quatro anos os ingressos para o evento se esgotam com antecedência.
Os acessos aos quatro setores do festival – pista, pista premium, camarote João Rock e camarote Colorado (open bar) – estão à venda através do site oficial (joaorock.com.br) e também nos pontos em Ribeirão Preto – lojas Ophicina localizadas no Shopping Iguatemi e Novo Shopping. Os valores do segundo e último lote, que tem quantidade limitada, variam de R$ 125 a R$ 600.
O cantor e compositor Caetano Veloso e os filhos Moreno, Zeca e Tom vão apresentar canções que fazem parte da história da música popular brasileira e vão fechar o line-up do Palco Brasil, que também recebe Gilberto Gil, Tom Zé e Os Mutantes, em uma homenagem aos 50 anos da tropicália. O repertório deve incluir ainda novos trabalhos do artista.
Ainda no Palco Brasil, o festival terá os projetos Refavela 40 (Gilberto Gil, Anelis Assumpção, Chiara Civello, Mestrinho, Bem Gil e Moreno Veloso) e Ofertório (Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso). No Palco João Rock estarão Raimundos, Skank, Pitty, Gabriel O Pensador, Criolo, Supercombo, Natiruts, Planet Hemp e Cordel do Fogo Encantado.
Já no Palco Fortalecendo a Cena, uma vitrine das bandas brasileiras que estão se destacando no rock e suas vertentes, se apresentam: Kilotones, Rael, Froid, Dônica, Sinara e Francisco El Hombre. Como nos anos anteriores, os shows acontecem simultaneamente, e devem somar mais de dez horas ininterruptas de música.