Tribuna Ribeirão
Cultura

‘João e Maria’ no Teatro Municipal

Os alunos dos Centros Cul­turais Quintino Facci II e Vila Tecnológica vão apresentar nes­ta quarta-feira, 7 de fevereiro, às 19h30, no palco do Teatro Municipal de Ribeirão Preto (praça Alto do São Bento s/nº, Jardim Mosteiro), o espetáculo “João e Maria”, baseado na obra dos irmãos Grimm. Trata-se de uma iniciativa com apoio da Se­cretaria Municipal da Cultura e é resultado de parceria com os projetos do Instituto Protagonis­mo e Bom de Arte.

A direção é das professoras Thais Andrade, Shirley Ribeiro e Naiara Bento e a narrativa conta com a participação de 60 alunos dos projetos e, também, terá a participação especial da atriz Gabriela Grecco e do dançarino Thiago Henrique da Silva. O tema foi escolhido em junho de 2017 por se tra­tar de um tópico ainda atual: o abandono; a desistência de seguir em frente e enfrentar as dificuldades do dia a dia.

Os ensaios foram iniciados no mês de setembro nos Cen­tros Culturais com os alunos, com faixa etária entre 3 e 16 anos, que participam das aulas de ballet clássico e jazz – ofere­cidas nestes espaços culturais há uma década – e preparam uma apresentação ao público como encerramento do semestre. Os convites para o espetáculo serão trocados por alimentos não pe­recíveis que serão doados a ins­tituições cadastradas no Fundo Social de Solidariedade (FSS) da prefeitura de Ribeirão Preto.

“A historia é antiga, mas co­nhecida até hoje. Vamos apre­sentar no palco de forma dife­rente, o espetáculo mostrará a narrativa por meio da dança, mas sem perder a essência do grande clássico ‘João e Maria’. A maior parte do elenco é compos­ta por alunos que nunca subi­ram em um palco e, agora, farão muito mais do que dançar, será um desafio: se transformarem de bailarinos em atores através da dança.”, acrescenta Denisia da Costa, chefe de Divisão do Cen­tro de Formação Artística da Secretaria Municipal da Cultura.

“João e Maria”, dos irmãos Grimm, é um conto que rela­ta as aventuras de dois irmãos filhos de um pobre lenhador e que moravam na floresta com seu pai e a madrasta. Eles saem para colher amoras na floresta e perdem o caminho de casa. Eles acabam encontrando uma casa feita de doces. Com muita fome depois de tanto tempo procu­rando o caminho de volta para casa, João chama Maria para que eles comessem as guloseimas da casa. Enquanto as crianças se deliciavam com os doces uma velha (bruxa) aparece de dentro da casa e os convida para entrar.

Porém, toda a aparente gen­tileza da senhora não passava de um plano para comer as crian­cinhas. A bruxa prende João e Maria para que pudesse assá-los, porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam, lançam um feitiço para hipnotizarem a bruxa ati­rando-a para dentro do forno que a velha usaria para cozi­nhá-los. Livres da bruxa, João e Maria são encontrados pelo pai, cuja mulher havia morrido, e voltam para casa levando consi­go o dinheiro que estava dentro da foice da bruxa, suficiente para o resto de suas vidas.

Postagens relacionadas

Deborah Colker e o ‘Oscar da dança’

Redação 1

‘Aladdin’ terá 400 bailarinos no palco

Redação 1

Seminário discute as áreas do conhecimento

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com