O candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, João Doria, fez campanha nesta quarta-feira, 3 de outubro, em Ribeirão Preto. Durante sua rápida passagem pela cidade, ele afirmou que, caso seja eleito, dará total apoio ao agronegócio da região e vai propor a privatização do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, que passa por obras na pista e receberá investimento público de R$ 88 milhões para comportar operações de aviões cargueiros em vôos internacionais a partir de 2021.
“Não acredito em aeroporto público, seja municipal ou federal. Fazendo isso, após conversar com a prefeitura – de maneira negociada e não impositiva –, ele terá mais voos e crescerá. Nesse crescimento vale a regra de mercado, por isso ele deve estar em mãos da iniciativa privada”, revela. O Leite Lopes registrou alta no fluxo de passageiros em sete meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2017.
Os dados mostram que passaram pelo terminal 513.253 viajantes até 31 de julho. No septimestre do ano passado foram 485.164. O aumento é de 5,8%,com mais 28.089 passageiros – a média de embarque e desembarque é de 73.321 pessoas por mês e de 2.421 por dia, 100 por hora. No mesmo período de 2017 a mensal era de 69.309 e a diária, de 2.288 – ou 95 por hora. Os números colocam o Leite Lopes no primeiro lugar do ranking de movimentação entre os 20 aeroportos administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).
Segundo Doria, o agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira, e por isso pretende conversar com representantes e investir no setor, principalmente para gerar empregos. O tucano veio a Ribeirão Preto acompanhado de lideranças locais e correligionários, como a candidata a deputada federal pelo PSDB, Samanta Duarte Nogueira.
“Vamos utilizar o Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo para financiar a produção em condições mais adequadas e permitir condições mais competitivas para as usinas e os produtores, grandes ou pequenos. Este setor é importante por ser gerador de renda de emprego”, afirma. O candidato garantiu também que será o embaixador da região na busca de investimentos internacionais, especialmente da China que tem muito interesse no agronegócio do etanol. De Ribeirão Preto, Doria foi para Sertãozinho visitar a usina Santo Antonio.
João Doria (PSDB) e Paulo Skaf (MDB) seguem empatados na disputa pelo governo de São Paulo, segundo a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada na tarde desta quarta-feira (3). No entanto, o tucano oscilou dois pontos para cima e agora aparece com 24%, enquanto o emedebista caiu três pontos e está com 21%. Os números configuram empate técnico, já que a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Atrás deles aparece o governador Márcio França (PSB), que, assim como Doria, oscilou dois pontos para cima: tinha 12% e passou para 14%. Luiz Marinho (PT), outro que oscilou positivamente dois pontos, vem em seguida com 8% – ele também esteve em Ribeirão Preto ontem (leia nesta página). Atrás deles, Major Costa e Silva (DC) pontua 3%. Marcelo Candido (PDT), Professor Claudio Fernando (PMN), Rodrigo Tavares (PRTB), Rogerio Chequer (Novo) e Professora Lisete (PSOL) têm 1% cada. Os candidatos Toninho Ferreira (PSTU) e Lilian Miranda (PCO) não pontuaram.
A pesquisa foi realizada nos dias 30 de setembro a 2 de outubro de 2018. Foram entrevistados 2.002 eleitores em 97 municípios. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O levantamento foi contratado pelo Estado e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo Nº SP-08219/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07211/2018.