Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

João Augusto e a história das palavras

João Augusto: “Se as palavras podem causar tristeza, desigualdades, separar pessoas, é com elas que podemos produzir alegria, beleza, esperança e paz” (Divulgação)

O poeta, escritor e jornalista João Augusto é o convidado do Sesc Ribeirão para apresentar o curso “Somos feitos de palavras”. Serão duas aulas nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6 de junho, das 19h30 às 21h30, com entrada gratuita, em uma viagem pela história das palavras e seu papel fundamental para o autoconhecimento e para a criação da realidade.

O autor vem trabalhando o tema da linguagem em palestras, cursos e eventos há alguns anos. Para João Augusto, tudo o que somos é inseparável das palavras que usamos para falar sobre nós mesmos, sobre os outros, sobre a vida em nosso dia a dia.

“São as palavras que detêm os significados, os valores que a sociedade usa para identificar nossos sentimentos, aptidões, capacidades, dificuldades e fraquezas. O educador Lev Vygotsky fala sobre isso, quando diz que é a palavra que desperta e forma a consciência. Assim, a consciência é um produto social, moldado pelo efeito das palavras em cada um de nós e em todos”, diz.

Segundo João Augusto, estudos apontam que, de alguns anos para cá, nossos diálogos ficaram mais pobres, menos inteligentes. Dificuldades e doenças ligadas às emoções atingem milhões de pessoas, afetando famílias e empresas. Parte numerosa desses problemas tem um fator em comum: a dificuldade de interpretar melhor a realidade e de conviver.

“Se você olhar para todos os lados, agora, ou imaginar qualquer coisa, consegue encontrar algo que não esteja ligado às palavras? Nesse curso, vamos encontrar a resposta juntos. Porque, se as palavras podem causar tristeza, mágoa, desigualdades, separar pessoas, é com elas que podemos produzir alegria, beleza, incentivo, esperança e paz”, afirma.

Professor em curso gratuito e interdisciplinar na Universidade de São Paulo (USP), João Augusto está no último ano de Faculdade de Ciência Política. Foi autor homenageado na 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Tem cinco livros publicados, todos de poesia. O Sesc fica na rua Tibiriçá nº 50, Centro. A entrada é gratuita. Para saber mais sobre o autor: @joaoeoverso

 

Postagens relacionadas

Polícia localiza moto de homem morto no Morro São Bento

Luque

Para bancar ‘bolsa caminhoneiro’, governo corta até gastos sociais

Redação 1

Walter Gomes leva multa por ‘anexo’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com