Tribuna Ribeirão
Esportes

JAI de 2018 – Jogos Abertos começam hoje

A abertura oficial da 82ª edição dos Jogos Abertos do In­terior “Horácio Baby Barioni” será nesta quarta-feira, 14 de no­vembro, às 20 horas, mas alguns atletas de Ribeirão Preto chega­ram em São Carlos já nesta ter­ça-feira (13). A primeira equipe a sair da Cava do Bosque foi a de boxe, com doze pessoas entre atletas e comissão técnica. Tam­bém já embarcaram os times de basquete masculino e feminino, o de badminton, tênis de campo e de mesa, vôlei de praia, natação paraolímpica e homens e mu­lheres do futsal.

O futsal masculino de Ribei­rão Preto está de volta aos tradi­cionais Jogos Abertos do Inte­rior representado pela força do Futsal Ribeirão (Borelli Imóveis/ Construtora 3BS/Secretaria de Esportes). A equipe conquistou o vice-campeonato dos Jogos Regionais, disputados em Ma­tão, e carimbou vaga para dispu­tar a Segunda Divisão dos JAI. A estreia será diante de Arandu no Ginásio Municipal Zuzão, nesta quarta-feira (14), às 19 horas.

A delegação de Ribeirão Preto é composta por cerca de 270 atle­tas, que irão representar a cidade em 37 modalidades, entre equipes masculinas e femininas. Os atletas ribeirão-pretanos irão competir com aproximadamente 15 mil atletas divididos em 1.828 equipes, com a participação confirmada de 218 municípios do Estado de São Paulo. A última vez que a cidade participou dos Jogos Abertos do Interior foi em 2014, na 78ª edição.

O melhor desempenho de Ribeirão Preto nos Jogos foi a conquista do vice-campeonato em sete oportunidades (1941, 1942, 1947, 1948, 1949, 1952 e 1953), período em que Santos conquistou os Jogos Abertos 15 vezes consecutivas (entre os anos de 1940 e 1954), além de Ribeirão Preto ter sediado o evento em cinco oportunidades (1941, 1942, 1947, 1952 e 1981).

A delegação de Ribeirão Preto ficará na cidade de Ibaté, distante 15 quilômetros de São Carlos, e será composta pelas equipes de atletismo, badminton, basque­te, basquete 3×3, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, rugby, tênis de campo e de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, além do atletismo e natação paraolímpicos.

O secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, diz que “com planejamento e o suporte de to­dos os funcionários, técnicos e professores da secretaria, vamos oferecer aos nossos atletas a me­lhor condição para que possam competir e representar muito bem o nosso município”, afirma. A equipe de boxe, que não dis­putou os Jogos Regionais, já que a modalidade não fazia parte das disputas, será composta por oito atletas. A competição será bas­tante disputada, com a partici­pação dos melhores boxeadores e boxeadoras do Brasil.

Para o técnico da equipe, Bru­no Galati, o sentimento é de felici­dade por voltar aos Jogos Abertos. “A cidade volta a respirar boxe. Voltamos a representar nossa amada cidade nos Jogos Abertos, competição que já nos deram vá­rias medalhas, de todas as cores e tamanhos, além dos diversos títu­los por equipe”, afirmou o técnico. “Estamos muito felizes. Em nome de todos da equipe, prometemos dedicação para superar e buscar o lugar mais alto do pódio”, disse o atleta Felipe Cassiolato.

Considerado o maior evento esportivo da América Latina, já que irá receber mais atletas do que os participantes das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, que contou com 11.400 atletas de 205 países, os Jogos Abertos do Inte­rior (JAI) foram criados em 1936, tendo como idealizador Horácio “Baby” Barioni, um dos mais anti­gos cronistas esportivos paulistas.

Postagens relacionadas

Condé queria jogos no mesmo horário

Redação 5

Conquista do hexa pode render três prêmios em dinheiro para elenco da seleção

Redação 1

PSG confirma lesão muscular e Neymar vira desfalque por um mês

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com