Tribuna Ribeirão
Cultura

ITB oferece 80 vagas para curso de teatro

O programa de cursos gra­tuitos para formação de produ­tores e técnicos culturais Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas (PTAC) está de volta este ano com uma oferta ampliada e mais de 500 vagas disponíveis em cin­co estados brasileiros. O projeto criado pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) oferece quatro formações: Técnico de Som, Téc­nico de Luz, Técnico de Palco e Produção Cultural.

O programa começou em 2022 e abarcou três cidades: Ipa­tinga (MG), São Paulo (SP) e Petrolina (PE) atingindo cerca de mil inscritos para 240 vagas. Nes­te ano, a oferta mais que dobrou e estará disponível em sete cidades. Cada cidade terá 80 vagas dispo­níveis, sendo 20 por especializa­ção. Ao final do curso, os alunos aprovados receberão o certifica­do de participação do ITB que dá direito ao registro profissional.

Em Ribeirão Preto, as ins­crições, também gratuitas, estão abertas até 18 de maio em https://www.itb.art.br/. O Grupo Co­lorado é patrocinador do pro­grama, ao lado do Grupo Sada (Brazul e Transzero) e Expresso Nepomuceno. O projeto tam­bém conta com apoio da prefei­tura por meio da Secretaria Mu­nicipal da Cultura e Turismo.

Na cidade são 20 vagas para Produção Cultural, 20 para Técnicas de Palco, 20 para Téc­nico de Som e 20 para Técnico de Luz. “Foi muito emocionan­te ver que o programa fez muita diferença na vida dos alunos. Muitos já se formaram traba­lhando na área. Outra coisa que me chamou muita atenção foi o fato de que o programa é feito para cada cidade em que acontece, valorizando a cultura local”, relata o coordenador pe­dagógico Gabriel Fontes Paiva.

O programa surgiu a partir de uma percepção do Institu­to do Teatro Brasileiro sobre a carência de formação quali­ficada nas áreas técnicas e de produção em artes cênicas em contraponto a um mercado de trabalho com boa capacidade de absorção de mão de obra.

O projeto quer atrair princi­palmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Também atende artistas e técnicos que de­sejam se reciclar ou possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência, além do registro profissional.

Podem participar do processo candidatos que possuam ensino médio completo e tenham mais de 18 anos. A equipe de concep­ção e coordenação é formada por oito profissionais, entre eles Ana Luisa Lima (consultora pedagógi­ca), André Prado e Gabriel Fontes Paiva (coordenadores pedagógi­cos), Joab Sangi (coordenador) e André Omote (coordenador do curso de Técnico de Som).

Também estão na lista Carol Bucek (coordenadora do cur­so de Técnica de Palco); Telma Fernandes (coordenadora do curso de Técnica de Luz) e Ana Helena Curti (coordenadora do curso de Produção Cultural). O corpo docente também foi for­mado de maneira plural, e con­tará ainda com mais de quarenta profissionais, artistas, professores e estudiosos das práticas e das linguagens artísticas, sendo 28 pedagogos.

Segundo o coordenador pe­dagógico André Prado “o obje­tivo do programa PTAC é criar pontes entre as várias formas do fazer teatral em nosso país atra­vés de professores convidados e profissionais de excelência das diversas regiões do Brasil. Com eles e, a cada aula, percebemos o quanto somos parecidos mes­mo sendo diferentes, pois, o que fazemos, tem um ponto comum em qualquer lugar do mundo: A essência do trabalho em grupo.”

Os cursos são divididos em quatro módulos, com duração to­tal de 96 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado. Nesta última etapa, o aluno vai para o mercado de trabalho e conta com uma consultoria conjunta entre o orientador e o empregador.

As aulas devem ser ministra­das de 6 de junho a 18 agosto de 2023 de forma híbrida, tanto em uma plataforma online quanto presencialmente, com práticas em equipamentos das institui­ções parceiras em cada cidade. Algumas aulas serão simultâneas entre todas as cidades para pro­mover um intercâmbio de apren­dizado e vivência entre os alunos. Em outubro, ocorrem as forma­turas dos futuros profissionais das artes cênicas. Os alunos apro­vados recebem um certificado de conclusão de curso que permite retirar o registro profissional.

Postagens relacionadas

Angelina Jolie e Elle Fanning postam fotos no set de ‘Malévola 2’

Redação 1

Municipal recebe show de humor

William Teodoro

Cantor Jão traz o show ‘Lobos’ a RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com