Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Isaac Antunes comandará a Câmara 

Além de Isaac Antunes, a Mesa Diretora da Câmara será formada pelos vereadores Franco Ferro, Paulo Modas, Jean Corauci e Lincoln Fernandes (Alfredo Risk)

Isaac Antunes (PL) foi eleito presidente da Câmara de Ribeirão Preto. A sessão que definiu a composição da nova Mesa Diretora para 2024 ocorreu nesta quinta-feira, 30 de novembro. O liberal obteve 17, inclusive de seu provável concorrente, Bertinho Scandiuzzi (PSDB), que retirou a candidatura antes da votação.  
 
Quatro vereadores  se abstiveram: Duda Hidalgo (PT), Judeti Zilli (PT, Coletivo Popular), Luís Franca (PSB) e Marcos Papa (Podemos). André Rodini estava ausente (Novo). Antunes ocupará o segundo cargo mais importante do município, atrás apenas da função de chefe do Executivo, hoje ocupada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB).  
 
Foi eleito com o apoio do grupo de parlamentares que formam a base de sustentação do governo Duarte Nogueira no Legislativo. Precisava da maioria absoluta dos votos. No caso de Ribeirão Preto, que tem 22 parlamentares, eram doze votos, mas Antunes recebeu 17. O atual presidente do Legislativo, Franco Ferro (PRTB), cotado para a reeleição pelo Grupo dos 14 (G-14), será o primeiro vice-presidente.  
 
A segunda vice-presidência será ocupada por Paulo Modas (União Brasil) e a primeirasecretaria ficará com Jean Corauci (PSB). Lincoln Fernandes (PDT) ocupará a segunda-secretaria. O desinteresse de muitos parlamentares em disputar a presidência da Câmara tem relação direta com o as próximas eleições municipais, marcadas para 6 de outubro de 2024.  
 
De acordo com os parlamentares ouvidos, a prioridade deles para o próximo ano será trabalhar em busca da reeleição. Acreditam que a disputa será acirrada e vão dedicar às campanhas. Para eles, ocupar a presidência do Legislativo tomaria muito tempo, dificultando a reeleição. 
 
Assim, ocupar a presidência do Legislativo tomaria muito tempo do candidato, dificultando a campanha eleitoral. A possibilidade de alguns parlamentares saírem para prefeito também foi um dos fatores citados para o desinteresse na disputa. A busca pela cadeira mais cobiçada da cidade exige dedicação quase que exclusiva.  
 
A possibilidade de alguns parlamentares concorrem a prefeito também é um dos fatores citados para o desinteresse na disputa, já que uma campanha para prefeito exigiria dedicação quase que exclusiva dos candidatos. Nos meios políticos fala-se nas possíveis candidaturas de Marcos Papa (Podemos), Lincoln Fernandes (PDT) e Igor Oliveira (MDB).  
 
Este último já foi lançado pré-candidato a prefeito pelo deputado federal e presidente nacional do Movimento Democrático Brasileiro, Baleia Rossi.  Quem for eleito presidente administrará um Legislativo com 93 servidores efetivos e 110 comissionados – cinco para cada um dos 22 gabinetes.   
 
De acordo com a Constituição Federal, a Câmara de Vereadores tem direito a receber, todo ano, 4,5% dos recursos financeiros constantes do Orçamento Municipal por meio de transferências financeiras realizada pelo Executivo na forma de duodécimos. Para 2024, o valor seria de R$ 84.000.000 com base em 4,5%, mas essa taxa caiu para 3,50% este ano; 
 
Integrantes da Mesa  Diretora para 2024
 
Presidente 
Isaac Antunes (PL) 
Primeiro vice-presidente 
Franco Ferro (PRTB) 
Segundo vice-presidente 
Paulo Modas (União Brasil) 
Primeiro-secretário 
Jean Corauci (PSB) 
Segundo-secretário 
Lincoln Fernandes (PDT) 

Postagens relacionadas

Daerp reprova 80% dos hidrômetros da cidade

Redação 1

Acordo prevê reestruturação do Cadastro Único

William Teodoro

Polícia apreende veículo na Anhanguera

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com