Tribuna Ribeirão
Cultura

Irmãs Cola em turnê pelo interior

O espetáculo “As inigua­láveis descendo do salto”, do grupo ribeirão-pretano As Inigualáveis Irmãs Cola, for­mado por Tati Cola e Thata Cola, vai percorrer dez ci­dades paulistas no primeiro semestre de 2018. O projeto foi contemplado no Progra­ma de Ação Cultural – Edital ProAC Circo, da Secretaria de Estado da Cultura.

O espetáculo estreou em maio do ano passado. A di­reção é de Flávio Racy e Mi­chelle Maria, que também responde pela preparação cênica e texto. A dupla e as gêmeas Tatiane e Thais Cola são responsáveis pela trilha sonora, iluminação, som e cenografia. O figurino é de Zezé Cherubini. Além das apresentações de malabares, as irmãs também vão minis­trar oficinas.

As inscrições para as ofi­cinas serão gratuitas, direcio­nadas a quem está iniciando a prática ou para quem tem curiosidade e interesse de aprender as técnicas, mas nun­ca teve contato com malabares antes, por meio de exercícios corporais que melhoram a coordenação motora e a ex­perimentações com os pinos, explorando os conceitos de lançamento, equilibrio, travas, janelas e manipulação de um até três objetos.

A apresentação do espe­táculo será em espaços pú­blicos e com contribuição espontânea e democrática “ao chapéu”, com o objetivo de manter viva a cultura do artista de rua. “Descendo do salto” é autoral e vai além da virtuose. Nele, as duas irmãs contam um pouco da sua his­tória enquanto mulheres e da jornada como malabaristas no meio circense.

Abordam o universo fe­minino a partir de referências das próprias histórias como mulheres e artistas. Destro­em ao longo do espetáculo padrões estéticos e sociais, inclusive dentro do circo, se colocando como protagonis­tas onde poucas mulheres se aventuram, abordando todas essas questões de maneira di­reta ora poética, ora cômica, ora ácida e sempre atrelada à arte do malabarismo. No enredo, buscam o número perfeito, mas descobrem que se trata das escolhas que as fazem as malabaristas-mu­lheres que são.

As irmãs gêmeas inicia­ram a prática do malabaris­mo em 2007, através de um projeto social em sua cidade natal, Monte Alto, e se espe­cializaram através de oficinas em encontros e convenções de malabarismo e circo pelo país afora, assumindo os ma­labares como motivo e meio de vida. Hoje residem em Ri­beirão Preto onde fomentam a cena circense como atuais organizadoras do Encontro de Malabares que acontece semanalmente em praça pú­blica há quatro anos, além de trabalharem diretamen­te com projetos sociais e em paralelo com outros grupos e coletivos circenses na cidade.

A trupe-dupla “As Ini­gualáveis Irmãs Cola” sur­giu com o intuito de ocupar praças e ruas com oficinas e espetáculos levando a men­sagem do empoderamento feminino e da arte circense com críticas e muito humor. As irmãs seguem a ideologia feminista baseada em gran­des pensadoras da história como Simone de Bouvier, Betty Friedan, Frida Kallo e Clarissa Pinkola, além das atuais como Marcia Tiburi e Djamila Ribeiro, e procuram incorporar esse tema em seus trabalhos artísticos.

Postagens relacionadas

Trupe leva ‘Moby Dick’ ao Sesi-RP

William Teodoro

Exibido no Festival de Berlim, “Cidade Pássaro” chega ao Canal Brasil na quarta, às 20h55

William Teodoro

Record planeja várias temporadas para séries e empolga equipes

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com