Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

IPVA passa a aceitar pagamento via pix 

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) oferece aos proprietários de veículos mais uma possibilidade de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Desde esta quarta-feira, 25 de outubro, o tributo pode ser quitado via pix. 
 
É uma das formas mais atualizadas e escolhidas pelos cidadãos, já que o pagamento acontece de forma rápida, facilitada e imediata, permitindo inclusive a regularização do IPVA em atraso. Com a nova modalidade, o cidadão passa a poder recolher o IPVA por meio de QR code junto a cerca de 800 instituições financeiras.  
 
Esse aumento na rede arrecadadora é o principal benefício do pix para os cidadãos, especialmente para os desbancarizados e para aqueles que não mantêm conta nos grandes e tradicionais bancos, preferindo bancos digitais.  
Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP). 
 
Depois deve informar os dados do veículo e gerar um QR code, que servirá para o pagamento. O QR code pix tem validade de 15 minutos, após o qual expira. Não tendo sido pago, será necessário emitir um novo QR code (sempre pelo site da Sefaz-SP). Na tela do QR code, há um contador temporal de “tempo restante” indicando quando o código expirará. 
 
Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil. 
 
Fique atento e evite fraudes, a Secretaria da Fazenda e Planejamento não encaminhará, por qualquer forma de comunicação, um QR code para pagamento de débitos de seu veículo. Cabe exclusivamente ao cidadão promover a emissão do QR code no site indicado para quitação dos débitos de seu veículo. 
 
< span class="NormalTextRun SCXW33489716 BCX0">A modalidade pix está sendo implementada inicialmente para o pagamento do IPVA de veículos já registrados no Estado de São Paulo. Até o final do ano de 2023, também será possível pagar a taxa de licenciamento, as multas de trânsito e efetuar o primeiro registro de veículo no estado, pagando os respectivos débitos.  
 
Os métodos tradicionais de pagamento continuam válidos. Além do Pix, para efetuar o pagamento do IPVA basta informar o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) na rede bancária credenciada e realizar o recolhimento do tributo, por meio dos terminais de autoatendimento.  
 
O pagamento pode ser feito também pela internet, ou por meio de outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. 
 

Postagens relacionadas

Postos já podem comprar etanol direto de produtores

William Teodoro

Segue sem definição licitação do Saerp

William Teodoro

Meta terá de suspender uso de dados na internet para treinar IA

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com