A desvalorização da frota de automóveis no Estado de São Paulo vai fazer com que o motorista economize em 2018 com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O governo divulgou que, no ano que vem, houve redução nominal, quando não se desconta a inflação, na ordem de 3,2% nos valores venais dos 11.504 modelos distintos emplacados e, atualmente, rodando pela malha viária estadual.
A desvalorização é reflexo direto do aumento da idade média da frota paulista. Nos últimos anos, com o recrudescimento da crise econômica, o consumidor reduziu a compra de veículos zero quilômetro, aquecendo o mercado de carros usados. Segundo dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, a maior queda de impostos acontecerá entre os caminhões usados, que apresentaram recuo de 7,15%.
Os ônibus e micro-ônibus tiveram redução de 4,17%, seguidos dos utilitários com redução de 4,15% e automóveis com redução de 3,39%. Os preços de venda de motocicletas fecharam 1,79% abaixo do valor apurado no ano anterior. Para o cálculo do IPVA, o governo aplica 4% sobre o valor venal dos veículos. O preço de mercado é com base na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
A frota total de veículos no Estado de São Paulo é de aproximadamente 24 milhões. Destes, 17,4 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA, 6,8 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e cerca de 295 mil são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidad es sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos).
Em Ribeirão Preto, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), a frota em 2016 era de 523.139 veículos. As alíquotas do imposto permanecem inalteradas. Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal. Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, têm alíquota de 3%. As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.
Os contribuintes podem pagar o IPVA 2018 em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março), de acordo com o final da placa do veículo. Também é possível quitar o imposto no mês de fevereiro, sem desconto. Em 2018, o governo de São Paulo prevê arrecadar R$ 15 bilhões com o IPVA. A tabela completa do IPVA pode ser consultada no site www.imprensaoficial.com.br.