Especialistas do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que tem como finalidade proteger o consumidor, realizaram a operação “Boas Festas” nos dias 6 e 7 de dezembro, nos laboratórios de Ribeirão Preto e de outras cidades como a capital, Bauru e São José do Rio Preto, com a finalidade de verificar os produtos típicos das ceias de Natal e Ano-Novo. Ao todo, foram verificados 62 produtos, sendo três (4,8%) reprovados por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem.
Entre os itens avaliados estavam panetones, frutas secas da época, biscoitos e chocolates em embalagens natalinas, enfeites natalinos, entre eles, papel de presente, guardanapo, cordões e fitas decorativas. Em Ribeirão Preto, foram examinados 12 produtos, e apenas um (8,3%) foi reprovado por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem. As mercadorias foram coletadas previamente pelos fiscais em pontos de venda de pequeno, médio e grande porte em todo o Estado para serem avaliados nos laboratórios.
O objetivo foi verificar a fidelidade das indicações de quantidade nas embalagens dos produtos, a fim de coibir a comercialização de itens que tragam em suas embalagens informações em desacordo com a legislação vigente. Em 2016, no laboratório de Ribeirão Preto, foram examinados 20 produtos, e oito (40%) não passaram, por diferença entre o peso real e o indicado na embalagem. As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dobrando na reincidência.