O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, irá inaugurar nesta sexta-feira (28), às 10h, as novas instalações da delegacia de ação regional e posto de verificação de veículos-tanque em Ribeirão Preto.
A unidade passará da Avenida Maurilio Biagi, 2.940, bairro City Ribeirão, para a Rua Arealva, 682, Jardim Salgado Filho, passando de um espaço de 630 metros para mais de mil metros quadrados, sendo 750 metros quadrados de área construída.
As novidades do novo espaço será o posto de verificação de veículos-tanque, que serão analisados pelos fiscais do instituto, ao inspecionarem cerca de 50 itens do tanque que transportam combustíveis líquidos, com objetivo de prevenir acidentes, proteger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente. Outro item é a intensificação da verificação dos cronotacógrafos (popularmente conhecidos como tacógrafos), se estão de acordo com a legislação vigente e se há irregularidades como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo IPEM-SP, que é válido pelo período de dois anos.
Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista. A fiscalização dos produtos embalados sem a presença do consumidor (pré-medidos) ganhará uma medida de comprimento longa, de 10 metros. Também haverá a possibilidade da expansão da verificação de taxímetros por meio de roletes.
Atualmente, as equipes de fiscalização do IPEM-SP em Ribeirão Preto realizam a verificação inicial de balanças e medida de volume de 20 litros. É executada a verificação periódica e fiscalização de bombas de combustíveis, balanças, medidas de volume de 20 litros, medidores de pressão arterial (tipo aneróide), balanças de feira-livre, balança rodo-ferroviária e dinâmica, instrumentos diversos (balança, balança analítica, medidor de GNV, com peso cursor, medidor de pressão arterial – esfigmomanômetros), medidor de velocidade – radar (fixo e portátil), taxímetro, pré-medidos (produtos embalados sem a presença do consumidor, produtos certificados pelo Inmetro, entre eles, brinquedos, capacetes, produtos têxteis.