Tribuna Ribeirão
Economia

Ipem-SP autua dois veículos-tanque

Uma equipe do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do governo paulista que tem como finalidade proteger o con­sumidor, durante fiscalização ca­pitaneada pelo gestor da regional de Ribeirão Preto, Luiz Eduardo Galdeano, na última terça-feira, 3 de outubro, no Terminal de Petróleo Pool Petroval II, encon­trou indícios de fraudes em dois veículos-tanque transportadores de combustíveis líquidos.

Os fiscais encontraram dis­positivos indicadores de referên­cia (setas indicadoras de nível), instaladas nas bocas de inspeção dos tanques, que não podem permitir ajustes, porém, nesses veículos, as setas eram ajustáveis, ou seja, o transportador subtraia produto e em seguida ajusta­va a seta de forma a mascarar o volume nominal do tanque. Os certificados de verificação vo­lumétrica foram apreendidos, juntamente com os dispositivos indicadores de referência. Os tan­ques foram lacrados e notificados para comparecerem ao posto de verificação volumétrica do Ipem­-SP em Bauru para perícia.

Os transportadores foram autuados. A partir da autuação, o responsável pelo veículo têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem­-SP. De acordo com a lei federal nº 9.933/99, a multa pode chegar a R$ 1,5 milhão. Nos veículos que transportam produtos perigosos, os veículos-tanque, os fiscais do instituto inspecionam cerca de 50 itens do tanque que transportam combustíveis líquidos, com obje­tivo de prevenir acidentes, prote­ger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente.

Postagens relacionadas

Direcional e Riva criam skill para Alexa para relacionamento pós-venda

Redação 1

RP tem 91 mil ‘nomes sujos’

William Teodoro

Brasil exporta menos carne, mas registra aumento de faturamento

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com