Os investimentos públicos ou privados, por suas características de gerar desenvolvimento, emprego e renda, são sempre oportunos e bem-vindos. Em determinados momentos revestem-se ainda de maior importância. É o que ocorre agora, quando retomamos nossas atividades quase na normalidade, seguindo os protocolos de segurança. Neste período, recursos novos vão impulsionar o crescimento da nossa cidade e levar oportunidades de trabalho para milhares de pessoas que buscam uma recolocação no mercado após a redução de empregos provocada principalmente pela retração econômica em função da pandemia de coronavírus.
Há alguns meses já temos notícias de aumento na oferta de empregos em nossa cidade e região. Nestes dois meses que antecedem o final do ano, a oferta tende a ser maior, em virtude do crescimento das vendas no comércio. Muitas das vagas criadas agora permanecem no próximo ano, mas parte deixa de existir devido à sazonalidade específica das festas de final de ano. E é neste momento que os investimentos são necessários para o reposicionamento do mercado de trabalho nos variados setores da economia, com o surgimento de novas oportunidades de trabalho.
Na sexta-feira da semana passada, dia 10, recebemos em nossa cidade o mutirão RetomaSP, que tem como objetivo fomentar as atividades econômicas, por meio de linhas de crédito e oferecimento de serviços gratuitos a empreendedores por instituições paulistas. Foram importantes anúncios de investimentos para Ribeirão Preto que terá reflexos na região.
Presente ao evento em Ribeirão Preto, o vice-governador Rodrigo Garcia anunciou investimentos para diversas áreas, incluindo R$ 13 milhões em recursos para os programas Bolsa do Povo Trabalho e Bolsa do Povo Empreendedor, além de microcrédito do Banco do Povo e vagas de qualificação no Empreenda Rápido. As Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico assinaram o autorizo para a implantação de uma unidade do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) físico em Ribeirão Preto.
Foi assinada também a ordem de serviço das obras de uma unidade do programa Canal Direto SP+Perto em Ribeirão Preto, com previsão de inauguração em 2022. O local escolhido, na avenida Presidente Kennedy, deve passar por revitalização, reforma e adequação, com valor estimado de R$ 19,7 milhões. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Regional e tem como objetivo proporcionar mais agilidade e eficiência para as prefeituras em suas demandas e tratativas com o governo estadual, em uma integração regional, com padrão de excelência para serviços públicos de diversas secretarias e órgãos estaduais.
São iniciativas importantes do governo estadual e que refletem o nosso trabalho em Ribeirão Preto para receber os benefícios que foram anunciados. Quem é ribeirão-pretano sabe o esforço que fizemos em todas as áreas para colocar a cidade em pé, pagar as contas e fazer a cidade retomar a confiança perdida temporariamente. É por isso que Ribeirão Preto é a 19ª maior geradora de empregos líquidos do país, entre 5.570 municípios brasileiros, na frente de várias capitais.
Também trabalhamos para conquistar recursos e fazer investimentos em obras que geram oportunidades de trabalho e melhorias na cidade. Temos várias frentes de obras com oferta de empregos diretos e indiretos, tanto na construção de obras civis, como escolas, AME Mais Idoso e restaurante Bom Prato, quanto no programa Ribeirão Mobilidade. São investimentos que permitirão novo padrão de atendimento público, mobilidade urbana mais moderna e segura e ampliação de benefícios sociais para os cidadãos que mais precisam dos serviços públicos.