A empresa de análises App Annie liberou nesta semana mais uma edição de seu relatório sobre o mercado global de aplicativos, incluindo o Brasil. Um dos destaques do estudo foi relacionado a games mobile no país.
O setor aparece como um dos principais no mercado local de apps, representando 75% do gasto em programas dentro das lojas da Apple e Google. O Brasil ainda aparece em nono lugar nesta lista, com crescimento de mercado de 60% nos últimos dois anos.
Dentre os games de destaque por aqui estão o battle royale Free Fire; seguido de Helix Jump, Subway Surfers, PUBG Mobile e Pou. Tanto Free Fire como Helix Jump foram os únicos games que se mantiveram da lista de 2017, que também continha Candy Crush, Cartola FC e Clash Royale.
Isso mostra que há um fenômeno no Brasil em que se busca pelo Free Fire como opção para os concorrentes jogos em batte royale Fornite e PUBG Mobile. O que acontece é que o título mais famoso por aqui também é a versão mais leve entre os três, representando uma opção acessível para um mercado ainda com smartphones menos potentes.
Mundo
O mercado de jogos mobile deve representar 60% do market share mundial de consumíveis em 2019, é o que aponta relatório. A China despontou em 2018 com US$ 28 bilhões gastos pelos consumidores na compra de apps, um aumento de 105% em dois anos. Estados Unidos e Japão também seguem ambos com altos investimentos.
O levantamento também aponta que os gêneros de battle royale e de jogos hyper casuais foram os que mais tiveram destaque no ano. Entre eles estão os já citados Free Fire, Fortnite e PUBG Mobile. Contudo, outros títulos como Helix Jump, Happy Glass e Hole.io, todos títulos extremamente casuais, passaram a figurar também entre os mais jogados.
A empresa também destaca Pokémon Go, jogo que também se mantém ativo em vários países, sobretudo nos Estados Unidos e Canadá.
O mercado como um todo teve crescimento de 13% em relação ano passado, com os usuários gastando um total de US$ 5 bilhões por mês em jogos.
Fonte: App Annie