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Política

Intervenções devem terminar em janeiro

As obras de remodelação da pista do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, em Ribei­rão Preto, que começaram em 28 de setembro, devem terminar em meados de janeiro, segundo informação do Departamento Aeroviário do Estado de São Pau­lo (Daesp) – autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Trans­portes e administradora do aeró­dromo. A previsão inicial era que a intervenção duraria oito meses – 240 dias – a partir da emissão da ordem de serviço.

A sinalização do aeródromo passou por readequações para possibilitar as intervenções. Os trabalhos estão sendo realizados entre a 0h30 e as 4h45 para não interferir nas operações e na es­cala de voos – neste horário não há movimento da aviação co­mercial ou executiva. As obras contemplam a implantação de área de giro nas cabeceiras 18 e 36 (turnround), instalação de acostamento nas pistas de taxia­mento de aeronaves e reforço na pista de táxi para acesso ao pátio.

A empresa responsável pela intervenção é a Talude Cons­truções, de Barueri, vencedora do certame em 13 de agosto ao apresentar o valor de R$ 3,945 milhões, desconto de R$ 255 mil e 6% abaixo do estimado em edital, de R$ 4,2 milhões. O ob­jetivo da intervenção é propor­cionar mais segurança e flexibi­lidade às operações, facilitando as manobras dos aviões. As principais intervenções, custe­adas pela União, estão previstas para começar no ano que vem.

A expectativa é de que o ae­roporto fique pronto em 2021. O Estado vai investir, no total, R$ 8,8 milhões referentes à contra­partida aos R$ 79,2 milhões que serão repassados pelo governo federal, via Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) da Presi­dência da República, projeto que totaliza R$ 88 milhões em inves­timentos, sobretudo no termi­nal de passageiros. No acordo de internacionalização do Leite Lopes a prefeitura terá que fazer melhorias no sistema viário do entorno do aeroporto.

CEE da Câmara
A Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara de Vereadores que analisou o pro­cesso de internacionalização do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, em Ribeirão Pre­to, apresentou o relatório final na terça-feira, 11 de dezembro. Segundo o documento, a falta de transparência e de ação do governo do Estado e da prefei­tura prejudicou “uma das mais vitais obras para o desenvolvi­mento regional”.

A comissão foi presidida por Alessandro Maraca (MDB) e contou com a participação de André Trindade (DEM), Gláucia Berenice (PSDB), João Batista (PP), Nelson Stefanelli, o “Nelson das Placas” (PDT), e Paulinho Pereira (PTB). O relatório acusa o Estado pela falta de transparência e pela ausência de comparecimento nas oitivas e reuniões.

“Esconderam a informação da falta de verba no orçamento do Daesp, que não tinha nem R$ 100 para a confecção de pro­jetos; a falta do projeto executivo inviabiliza o investimento do governo federal na obra”, acusa Maraca. Ainda segundo o verea­dor, a mudança de comando no governo estadual de São Paulo foi crucial, já que Márcio França (PSB) liberou R$ 8,8 milhões no primeiro semestre deste ano.

França substituiu Geraldo Alckmin (PSDB), que deixou o cargo para concorrer à Presi­dência da República nas eleições de outubro. A comissão cobra também rapidez nas interferên­cias na cabeceira da pista para viabilizar o pouso de aeronaves de grande porte. “Assim a cida­de passará a ser de imediato um ponto de distribuição regional, gerando milhares de empregos e influenciando o futuro da nossa cidade”, finaliza Maraca.

Prefeitura vai licitar viaduto em janeiro
A Secretaria Municipal de Obras Pública informou ao Tribuna que o viaduto no cruzamento das avenidas Brasil e Thomaz Alberto Whate­li, na Zona Norte de Ribeirão Preto, será licitado em janeiro de 2019. Com a decisão, as obras deverão começar em abril do próximo ano, caso não haja contestações administrativas ou judiciais dos partici­pantes do processo licitatório.

Em média, por causa dos trâmites administrativos e legais, uma lici­tação deste porte demora 90 dias para ser concluída. A construção do viaduto faz parte do Programa de Aceleração do Cres¬cimento – PAC da Mobilidade Urbana (PAC II), um pacote de obras que terá investimento de R$ 310 milhões.

Para viabilizar a parceria com o governo federal a administração municipal conseguiu empréstimo de R$ 33,4 milhões com o Banco do Brasil. A melhoria no tráfego de veículos daquela região é uma rei­vindicação antiga dos moradores da Zona Norte. Isso porque a ave­nida Brasil é umas das principais vias de acesso para bairros como Quintino Facci I e II, Avelino Alves Palma e Jardim Salgado Filho I.

Já a Thomaz Alberto Whately é a principal via de acesso para os bairros do Com­plexo Ribeirão Verde e ao próprio Aeroporto Leite Lopes. Segundo a Secretaria Municipal de Obras de Ribeirão Preto, a construção tem valor estimado de R$ 16,374 milhões. Entretanto, o valor final a ser contratado será conhecido após a licitação, em que poderão ocorrer eventuais descontos dos licitantes.

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