Quatro adolescentes internados na Fundação CASA, núcleo Cândido Portinari, de Ribeirão Preto, foram nesta terça-feira (7), à exposição sobre Leonardo da Vinci no MIS Experience, na capital paulista. Eles são parte dos 375 jovens da Fundação que visitarão o local até fevereiro.
Os 375 adolescentes cumprem medida socioeducativa de internação ou semiliberdade em 31 centros socioeducativos da Fundação em todo o Estado. Os jovens viram a exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos de um Gênio”.
Até o final de fevereiro, nos períodos da manhã e da tarde, em dias e horários pré-agendados, os jovens conhecerão alguns dos manuscritos, invenções e obras de arte do pintor, arquiteto e inventor italiano, sempre acompanhados de um monitor do MIS Experience.
“É muito legal ver o que está nos livros transformado em realidade. É interessante ver como era a vida no passado”, afirmou o André (nome fictício), um adolescente de 17 anos que está internado no núcleo Cândido Portinari, em Ribeirão Preto.
Em dezembro do ano passado, a Fundação CASA, com apoio do MIS Experience, já havia levado 20 adolescentes para visitar a exposição e nove tiveram a oportunidade de participar da oficina cultural sobre o artista renascentista, na qual fizeram releituras, em peças de gesso do “Homem Vitruviano”. As releituras dos jovens farão parte da “Vitruviano Parade” e serão distribuídas em diferentes pontos da capital paulista.