O jovem Giovani (nome fictício), de 18 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação na Fundação Casa de Sertãozinho, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, venceu na quarta-feira, 9 de setembro, a etapa local da Divisão Regional Norte (DRN) no I Torneio Estadual Online de Xadrez da insituição. Ele ficou invicto nas cinco rodadas que disputou.
O rapaz representará a DRN, uma das oito administrações localizadas da Instituição, na etapa estadual do Torneio, ao lado de outros três classificados, internados nas Casas Franca e São Carlos. A competição envolveu 16 adolescentes internados em oito centros socioeducativos das cidades de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Taquaritinga e Araraquara.
O Torneio de Xadrez é um campeonato tradicional promovido pela Fundação Casa, como parte do calendário anual esportivo de atividades. Ele já teve 15 edições com partidas presenciais. Por causa da pandemia da covid-19 e do isolamento social, as disputas deste ano são virtuais, utilizando a plataforma Chess.com.
As disputas entre os adolescentes aconteceram conforme o sistema suíço, com quantidade de partidas pré-estabelecida segundo o número de participantes. Cada partida teve duração máxima de 20 minutos. De forma virtual, os jovens jogaram entre si a partir de computadores com acesso à internet localizados nos centros socioeducativos. A etapa estadual, que acontece nos dias 17 e 18 de setembro, seguirá a mesma metodologia.
“O xadrez é um instrumento didático em que o adolescente promove reflexões, formula jogadas, desafiando a criatividade”, explica Janaína de Brito Asprino, técnica da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), responsável por organizar a etapa estadual. “Num contexto lúdico, cada jogador tem que criar suas estratégias, estimulando as capacidades de desenvolvimento cognitivo.”
Os representantes da DRN se juntam a outros 28 adolescentes que se classificaram nas disputas que aconteceram – ou estão em andamento – nas outras sete divisões regionais da Fundação Casa até o final da primeira quinzena de setembro. Na fase estadual, são 32 adolescentes representantes das oito divisões regionais da Instituição disputando o troféu de campeão. O Torneio Estadual é organizado pela Gefesp, da Fundação Casa.