Em Ribeirão Preto, a ação foi realizada na Rua Amélia Maria Conceição, no Jardim Paiva, na zona Oeste da cidade
Ao menos três pessoas foram presas nesta quarta-feira, 29 de setembro, durante uma operação da Polícia Civil intitulada “Uruca”. A ação, que teve como objetivo a prisão de integrantes de uma associação criminosa que praticava crimes de desvio de cargas, foi deflagrada e teve diligências efetuadas nas cidades de Pelotas-RS, Uberaba-MG e Ribeirão Preto.
De acordo com a Polícia Civil, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca domiciliar. A operação foi colocada em prática após dois anos de investigações que, além da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Ribeirão Preto, contou com o apoio das polícias civis do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais.
O caso começou a ser investigado a partir de uma falsa ocorrência de roubo de 32 toneladas de alumínio ter sido registrado em julho de 2019. Na oportunidade, um caminhoneiro, que transportava a carga de Paranaíba-MS até Monte Mor-SP, alegou ter sido abordado e feito refém por criminosos que subtraíram a quantia que estava sendo transportada.
No entanto, a Polícia Civil apurou que, no dia seguinte do suposto roubo, o caminhão com a carga se envolveu em um acidente em Ribeirão Preto, porém, o condutor deste fugiu do local sem ser identificado. As investigações da DIG concluíram, então, que a comunicação do roubo era falsa. Além disso, foi identificado crime de estelionato, consistente no desvio da carga de alumínio, assim como a associação criminosa.
Ao todo, a operação que se estendeu por três Estados envolveu 32 policiais civis. Em Ribeirão Preto, a ação foi realizada na Rua Amélia Maria Conceição, no Jardim Paiva, na zona Oeste da cidade. O nome da operação foi escolhido em alusão ao personagem azarado do desenho “Os Flintstones”. As investigações ainda devem prosseguir.