Por: Adalberto Luque
Um empresário foi preso em Ribeirão Preto, na manhã desta terça-feira (9), após ser investigado por integrar o Comando Vermelho, facção criminosa que atua principalmente nos morros, favelas e prisões do Rio de Janeiro e tem no tráfico de drogas sua principal atividade. A prisão ocorreu no Jardim Recreio, zona Oeste da cidade.
De acordo com o diretor da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), Kleber de Oliveira Granja, a operação foi feita em apoio à Polícia Civil do Rio de Janeiro. “Coube à Polícia Civil de Ribeirão Preto, por meio do Grupo de Operações Especiais realizar o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Criminal da comarca do Rio de Janeiro. A Equipe do GOE fez inúmeras diligências até localizar o atual paradeiro do investigado”, explicou o delegado.
O empresário, de 30 anos, seria um dos operadores de um esquema de lavagem de dinheiro para o Comando Vermelho. Ele tem duas empresas no ramo de consultoria em tecnologia da informação e, de acordo com Granja, desempenhava função de relevância na lavagem de capitais. Ele passou por audiência de custódia e seguiu para o Rio de Janeiro, onde deve permanecer à disposição da Justiça.
Além do homem preso em Ribeirão Preto, uma operação realizada em outros quatro estados brasileiros resultou na prisão de outras nove pessoas. O grupo teria movimentado mais de R$ 125 milhões para a facção criminosa carioca, entre os anos de 2017 e 2021.