Tribuna Ribeirão
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INSS inicia ‘piloto’ de biometria facial

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira, 20 de agosto, cerca de 500 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país co­meçaram a testar a prova de vida por biometria facial. Nos próximos dias, segurados se­lecionados pelo órgão come­çarão a ter acesso ao sistema de reconhecimento facial.

A prova de vida digital será feita nos aplicativos do Governo Digital (Meu gov. br) e Meu INSS com o uso da câmera do celular do ci­dadão. Como se trata de um projeto piloto, o ícone para a prova de vida digital só estará disponível para os usuários escolhidos. A partir de hoje, o INSS fará contatos com segurados por SMS, e-mail e telefone, convidando para a iniciativa.

Para evitar fraudes e ter a certeza de que o segurado está sendo contatado pelo INSS, o órgão informa que o remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Qualquer mensagem sobre prova de vida com ori­gem em números diferentes deve ser ignorada. Quem ti­ver dúvidas pode ligar para o número 135 e conferir se a notificação é verdadeira.

Passo a passo
O procedimento será feito da seguinte maneira. Primei­ramente o usuário abrirá o aplicativo Meu INSS e clica­rá no ícone “Prova de Vida”, no canto esquerdo superior da tela. Em seguida, entrará no aplicativo Meu gov.br di­gitando o Cadastro de Pes­soa Física (CPF) e clicará na opção “Autorizações” e se­guirá as demais instruções do aplicativo.

O aplicativo Meu gov.br fará uma pergunta relaciona­da a algum documento do se­gurado, como título de eleitor ou carteira de motorista. Bas­ta respondê-la, e autorizar o programa a tirar fotos e gra­var vídeos. A câmera do celu­lar abrirá, e o aplicativo pedi­rá comandos para o usuário, como sorrir e virar a cabeça.

O usuário retornará ao aplicativo Meu INSS e cli­cará novamente no botão da “Prova de Vida”. Lá será possível confirmar se a bio­metria deu certo. Como o INSS usará a base de dados do Departamento Nacio­nal de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Elei­toral, só serão escolhidos segurados com carteira de motorista e título de eleitor.

Pandemia
Obrigatória para o recebi­mento de aposentadoria, auxí­lios e pensões, a prova de vida deve ser feita todos os anos, no mês de aniversário do segura­do, na agência bancária onde o benefício é sacado. Caso o pró­prio segurado não possa com­parecer, algum representante legal pode ir em seu lugar.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o pro­cedimento está suspenso até setembro. Em alguns bancos, a prova de vida pode ser feita com biometria nos terminais de autoatendimento, mas esta será a primeira vez que o usuário poderá fazer o procedimento com a câmera do celular.

Desde agosto do ano pas­sado, o procedimento pode ser feito por meio do aplica­tivo Meu INSS ou pelo site do órgão, por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados ele­tronicamente.

Atendimento pesencial
O retorno do atendimen­to presencial nas agências do INSS está previsto para ocor­rer na próxima segunda-feira (24), mas isso não deve ocor­rer, segundo informou via audiência online Leonardo Rolim, presidente do órgão previdenciário, à Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores da Previdên­cia (Fenasps).

No total, será a sexta vez em que a autarquia muda a data de sua reabertura. Agora, a previsão é de que as agên­cias voltem a funcionar para o público entre os dias 31 de agosto ou 8 de setembro. Após a reabertura, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das unida­des será parcial, com seis ho­ras contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agen­damento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135).

Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remo­tos como, por exemplo, rea­lização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional. A reabertura gradual e segura irá conside­rar as especificidades de cada uma das 1.525 agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servi­dores e contratados, o volu­me de atendimentos realiza­dos, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de prote­ção individual e coletiva.

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