Tribuna Ribeirão
Geral

INSS alerta sobre tentativas de golpe

O Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB), ligado à Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), estima que a antecipação do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS deve injetar, entre abril e maio deste ano, montante bruto de R$ 170.462.288 na economia da cidade (Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Instituto Nacional do Se­guro Social (INSS) divulgou nes­ta quarta-feira, 7 de julho, uma nota na qual alerta que golpistas têm se aproveitando das revisões em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos benefi­ciários. “As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, tele­fonema ou mensagem de celu­lar”, alerta o instituto.

Tentativas de golpe podem ser denunciadas por meio da ouvidoria do INSS, no endere­ço da Controladoria-Geral da União (CGU), ou pelo telefone 135. Vítimas de golpe devem registrar um boletim de ocor­rência e comunicar o caso aos órgãos envolvidos, que podem ser, além do próprio INSS, o banco por meio do qual é pago o benefício.

Para evitar cair em golpes desse tipo, o INSS sugere que o beneficiário mantenha seus da­dos de contato (telefone, e-mail e endereço) sempre atualizados, o que pode ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. “Caso alguém faça qualquer comuni­cação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato”, diz.

“O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documen­tos”, informa o órgão. O nú­mero do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. “O INSS nunca man­da links nem pede documen­tos pelo SMS. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verifica­da também pelo telefone 135”.

Ainda de acordo com o instituto, a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de aten­dimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento. “É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pe­dir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat”, complementa a nota.

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