Tribuna Ribeirão
Geral

INSS aguarda 120 mil para prova de vida

O Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB), ligado à Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), estima que a antecipação do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS deve injetar, entre abril e maio deste ano, montante bruto de R$ 170.462.288 na economia da cidade (Marcello Casal JrAgência Brasil)

A partir desta terça-feira, 1º de junho, a prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que moram no Brasil volta a ser obrigatória. A exigência estava suspensa des­de maio de 2020 por causa da pandemia de covid-19 e não causava a suspensão do bene­fício. Com o retorno da obri­gatoriedade, os aposentados e pensionistas que não realiza­rem a confirmação do cadastro terão o benefício suspenso.

São cerca de 120 mil nesta situação em Ribeirão Preto. A prova de vida é obrigatória para todos que recebem be­nefícios por meio de conta­-corrente, poupança ou cartão magnético. De acordo com o INSS, cerca de 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber. O proce­dimento serve para evitar frau­des e garante a manutenção do pagamento. “É importante que os segurados que não fizeram a prova de vida, realizada uma vez por ano, façam o procedi­mento”, destacou o INSS.

De acordo com a Portaria 1.299, que retomou a obrigato­riedade da prova de vida para os residentes no Brasil, ela co­meçará com os benefícios em que não houve a realização por nenhum canal disponibilizado para esse procedimento. Eles integram o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial.

Esses beneficiários selecio­nados para fazer a prova de vida por biometria facial e que ainda não realizaram o proce­dimento, devem fazê-lo pelo aplicativo Meu Gov.br ou Meu INSS, disponível para baixar na Play Store e na Apple Store. Após realizar a prova de vida por biometria facial, o segura­do pode consultar o resultado pelo Meu INSS.

Os segurados aptos a realizar o procedimento online, serão informados por SMS no celular, ou ainda por e-mail, ou aplicati­vo Meu INSS. O instituto alerta que enviará o SMS somente pelo número 280-41, qualquer outra mensagem referente à prova de vida de outro número deve ser desconsiderada.

“O INSS identificou cerca de 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a prova em fevereiro de 2020. Esses bene­ficiários podem fazer o proce­dimento de forma remota nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, evitando dessa forma o bloqueio de seus benefícios”. Além dos aplicativos Meu Gov. br e Meu INSS, alguns bancos permitem que a prova de vida seja feita por meio de biome­tria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos.

Também é possível realizar a prova de vida normalmente em uma agência do banco em que recebe o benefício. Nesse caso, o segurado deverá levar um docu­mento de identidade com foto. Esse documento pode ser o RG, a carteira de motorista ou a Carteira de Trabalho.

Para evitar aglomerações nas agências, o INSS elaborou um calendário. O cronograma começa em junho para quem deveria ter feito a prova de vida em março e abril de 2020. No mês seguinte, julho, para os beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em maio e junho. O calendário segue até dezembro com a prova de vida para quem deveria ter feito em março e abril de 2021.

Os beneficiários que têm dúvida sobre a realização da prova de vida ou dificuldade de locomoção podem buscar ainda atendimento pela Cen­tral 135 e agendar a visita de um servidor do INSS. A cen­tral funciona de segunda a sá­bado, das sete às 22 horas.

Também é possível ca­dastrar uma pessoa como procuradora para realizar o exame. Essa opção, contudo, somente está disponível para os beneficiários que têm di­ficuldade de locomoção. O procedimento deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS. O instituto informou ainda que para os beneficiários residen­tes no exterior, a “retomada do processo de bloqueio dos cré­ditos, suspensão e cessação dos benefícios por falta de com­provação de vida” será divul­gada em outra portaria.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Finados: veja o que abre e fecha nos serviços públicos em RP

Redação 2

Bambi está a caminho de santuário

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com