“Não desista, porque por mais longa que a jornada seja, ela chega a um lugar, e esse lugar é a vitória”, essa é uma das mensagens da jovem Luiara Gomes Geribola, 14 anos, moradora em Tambaú, que enfrenta um tumor no sistema nervoso. Na última quinta-feira, 20 de fevereiro, na Biblioteca Sinhá Junqueira, ela lançou o livro: “A jornada de uma garota que conquistou vitórias”.
O evento aconteceu pouco tempo depois do dia 15 de fevereiro, que marcou o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. O texto é um recado de esperança a outras tantas crianças que lutam contra o câncer. O livro foi escrito em um pequeno caderno quando ela veio ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para fazer tratamento.
Descoberta da doença
Luiara, conta que não deu muita importância quando descobriu que tinha a doença. “Eu era muito pequena e não entendia muita coisa. Mas se você pensar hoje, uma criança leva de boa essa informação. Porque criança não vai pensar muito na doença. Ah, uma doença, mas é uma doença que passa, uma dor de garganta”. “Mas depois, não, não é uma dor de garganta, é um tumor na cabeça, uma coisa mais séria, que leva tempo de tratamento. Então foi difícil”, conta. “Mas o tempo reconstruiu”, completa.
Ela enfrentou duas cirurgias para tratar a doença e o livro é uma maneira dela compartilhar uma mensagem de esperança a quem enfrenta o mesmo desafio. Em um dos trechos do livro ela ressalta: “Você que sofre de um tumor, tenha fé, pois só ela te faz parar e refletir que tudo pode ter um final feliz. Mesmo com sofrimentos duros, cabe a você esquecê-los ou não”.
A jovem comemora que o tratamento acabou e que resta agora apenas fazer acompanhamentos periódicos. Animada, diz que tem um sonho: se formar em psicologia. “Quero ajudar as outras pessoas”.
Mas cadê o bolo?
Por coincidência do calendário de disponibilidade da biblioteca, o evento aconteceu justamente na data de aniversário da menina que luta contra o câncer desde os 6 anos de idade. Ela encarou o lançamento do livro como um presente. “Eu fiquei muito feliz com tudo que aconteceu, foi um grande presente”.
O lançamento contou com a presença de crianças do GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer que fazem tratamento em Ribeirão Preto. Num determinado momento, uma delas perguntou: – “Mas se é aniversário, cadê o bolo?”. Os organizadores não tiveram dúvidas. Correram a uma panificadora e compraram um, além de velas para que a pequena Luiara pudesse apaga-las. A festa foi completa.
Centro do Voluntariado apoiou
O sonho de Luiara de publicar um livro para contar sua história foi possível graças a uma rede de apoio liderada pelo Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto. O projeto contou com o apoio de Jaque dos Santos (diagramação), Lucas Lourenço (ilustração) e da Outras Palavras (edição).
“O livro foi escrito em um caderno no dia 18 de fevereiro de 2018. O caderno foi guardado. Um dia, uma voluntária do GRAACC leu e me procurou para ver se era possível a publicação. Fizemos essa ação conjunta e o livro ficou pronto em dezembro passado”, diz Ana Cândida Toffeti, diretora da Outras Palavras.