As inscrições para quem tem interesse em participar do I Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto terminam nesta segunda-feira, 15 de março. A seleção das imagens coloridas e em preto e branco será definida no dia 20 e os aprovados serão notificados a partir de 14 de abril. Serão distribuídas 103 medalhas e menções honrosas. Além das imagens premiadas, outras serão escolhidas para a exposição.
A exposição será online, a partir de 19 de junho, aniversário de 165 anos de Ribeirão Preto, e ficará em cartaz por tempo indeterminado, em vários sites. Uma live será realizada na abertura do evento. O salão já conta com inscrições de fotógrafos de 20 países até o momento. A organização é do Grupo Amigos da Fotografia (GAF), que receberá quatro imagens por autor.
As inscrições devem ser feita no link contest.amigosdafotografia.com.br. Ribeirão Preto é a segunda cidade do Brasil a organizar salões internacionais de fotografia e o GAF é o terceiro fotoclube a promover eventos deste tipo com a participação de estrangeiros – o de Jaú (SP) já tem dois no currículo.
O I Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto tem o certificado da Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto). Tem também o reconhecimento da Fédération Internationale de l’Art Photographique (Federação Internacional de Arte Fotográfica, a Fiap) e da International Association of Art Photographers (Associuação Internacional de Arte Fotográfica, Iaap).
O fotoclube ribeirão-pretano já promoveu oito salões nacionais e internacionais e duas bienais de fotografia, mas este será o primeiro com a chancela da Fiap e da Iaap. No ano passado, o fotoclube realizou o VIII Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto, o primeiro virtual da história do GAF.
A abertura ocorreu em 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia. Foram selecionadas 180 fotos de 122 fotógrafos classificados, de várias regiões do Brasil e também de outros países, entre menções honrosas e os três primeiros lugares de cada categoria.
As imagens foram selecionadas entre 1.324 fotografias inscritas. As 180 imagens selecionadas foram expostas na página do Grupo Amigos da Fotografia no Facebook e nos sites do Confoto (www.confoto.art.br) e Movimento das Artes (www.movimentodasartes.com.br).
Pela grande quantidade de fotos recebidas nos salões anteriores, o GAF reduziu, de quatro para duas, a quantidade de fotos por autor. O salão foi dividido em cinco categorias. Os primeiros colocados em cada uma delas foram premiados no VIII Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto. Maurício Berndt, do Grupo Luminous de Fotografia de São Paulo (SP), levou o primeiro lugar na categoria Digital Fotoclube com a foto “Conduzindo a manada”.
O professor Antonio Carlos Tórtoro, mais conhecido como A.C. Tórtoro, do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto, também ficou em primeiro lugar na categoria Digital Fotoclube com a imagem “Digão”. Anne Schumann, do Clube do Fotógrafo Caxias do Sul (RS), levou o prêmio na Categoria Digital – Não Foto Clubistas com “Adversidade que inspira”.
Paulo Berton, do Foto Clube Rio Preto e Branco, de São José do Rio Preto (SP), ficou em primeiro lugar na categoria Analógica – Foto Clubista com a fotografia “Meninos Peixes”. Por fim, Michell Mello, do Maranhão, levou o prêmio principal na categoria Pinhole (foto tirada com uma latinha) – Não Foto Clubista com a foto “A beira do rio – cidade amazona”.