Tribuna Ribeirão
Cultura

Inscrições para o Guri vão até dia 26

A manifestação de in­teresse para novos alunos e alunas do Projeto Guri – maior programa socio­cultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Esta­do de São Paulo – será re­alizada até 26 de fevereiro, de maneira online, para os polos de ensino do interior e litoral de São Paulo.

São 18.271 vagas para 30 cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de seis a 18 anos incompletos (o sistema car­regará os polos com cursos disponíveis para a idade informada, respeitando a faixa etária de ingresso em cada turma).

Na Regional Ribeirão Preto são 2.060 vagas dis­poníveis nos polos da cida­de-sede Franca, Altinópolis, Barrinha, Batatais, Bebe­douro, Brodowski, Cajuru, Cândido Rodrigues, Cra­vinhos, Dumont, Guara, Iguarapava, Guaíra, Ipuã, Orlândia, Itirapuã, Ituvera­va, Jaborandi e Jaboticabal.
Também abrange os polos Franca, Miguelópolis, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Vi­terbo, São Joaquim da Barra, São Simão, Serrana, Sertão­zinho, Taquaritinga, Terra Roxa e Viradouro.

As aulas começaram a partir do dia 1º de feverei­ro e, independentemente do retorno presencial, alunos e alunas terão acesso às ati­vidades por meio da plata­forma de ensino a distância. Para fazer a inscrição, o res­ponsável deve acessar o link (www.projetoguri.org.br/ matricula2021) e fornecer algumas informações.

Os pais ou responsáveis devem informar a identi­dade do aluno ou da aluna (nome completo, data de nascimento e número do Registro Geral ou certidão de nascimento), endereço, se pertence ao grupo de risco da covid-19 (colocar sim ou não) e se o aluno ou aluna possui deficiência au­ditiva (colocar sim ou não).

Também deve informar telefone para contato, com DDD (opcional), e-mail (op­cional), escola em que estuda, identidade do responsável (nome completo, número do RG, telefone e e-mail), in­formar o polo de interesse, informar o curso de interesse (1ª e 2ª opção), ler (assinalar ciência) nos avisos de autori­zação do uso de imagem e Lei Geral de Proteção de Dados.

As faixas etárias acima in­dicam as idades apropriadas para o início em cada curso considerando razões de cará­ter pedagógico e de estrutura física, relacionadas ao desen­volvimento cognitivo, de ma­turidade muscular, tonicidade, coordenação motora fina etc.

Após o preenchimento, clicar em “enviar” para que seja gerado o número de pro­tocolo referente ao processo. Posteriormente, a coordena­ção do polo escolhido entrará em contato com o responsá­vel, confirmará a matrícula no curso indicado (caso haja vaga no mesmo) e fornecerá ins­truções para o envio dos do­cumentos (RG, comprovante de matrícula/escolaridade e comprovante de endereço).

Nesta etapa, o respon­sável receberá também um link com o questionário so­cial que deve ser preenchido e enviado. As informações descritas no questionário são fundamentas para que nossas equipes conheçam as demandas dos matriculados e, com isso, tracem planos estratégicos de acordo com o perfil de cada turma e/ou aluno e aluna.

A matrícula só será ofi­cializada no polo e curso escolhido após contato da coordenação e envio dos do­cumentos do aluno/aluna. O formulário, é bem simples e poderá ser preenchido a par­tir de qualquer plataforma (celular IOS, celular Android, tablet, computador, etc).

Para ingressar no Proje­to Guri basta ter entre 6 e 18 anos incompletos e estar re­gularmente matriculado na escola. Não é preciso ter co­nhecimento prévio de músi­ca, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos. Os endereços dos polos estão no site www.projetoguri.org.br

O retorno presencial de­verá ocorrer de maneira progressiva, atendendo à de­liberação do governo de São Paulo e a autorização prévia de cada uma das cidades. As famílias receberão as infor­mações necessárias com an­tecedência, cientes de que to­das as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos gu­ris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.

O Projeto Guri é o maior programa sociocultural bra­sileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cur­sos de iniciação musical, lu­teria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, tecla­dos e percussão, para crian­ças e adolescentes entre seis e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação Casa).

Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distri­buídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra or­ganização social. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jo­vens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Postagens relacionadas

‘Caçadas de Pedrinho’ fica mais ‘suave’ na adaptação de Mauricio de Sousa

Redação 1

Porão apresenta peça no Youtube

William Teodoro

Fabio Gouvea lança ‘Decênio’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com