O Projeto Guri abriu novo período de matrículas com mais de 1.200 vagas para a macrorregião de Ribeirão Preto. A inscrição de interesse para novos alunos e alunas do maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, será realizada até esta sexta-feira, 20 de agosto, de maneira online, para os polos de ensino do interior e litoral de São Paulo.
Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos. São 30 cursos gratuitos de música, oferecidos no contraturno escolar, para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos. A macrorregião de Ribeirão Preto dispõe de 1.207 vagas, 91 para a cidade-sede.
As aulas são para aprender a tocar bandolim, cavaco, percussão, oficina de musicalização, teclado/piano, tecnologia musical, viola caipira e violão (8 anos); acordeon, clarinete, coral juvenil, flauta transversal e saxofone (9 anos); baixo elétrico, bateria, oboé, eufono, guitarra elétrica, trombone, trompa, trompete, viola, violino e violoncelo (10 anos); contrabaixo (12 anos); tuba (13 anos); luteria (14 anos); e coral infantil e iniciação musical (mínimo de seis e máximo de 8 anos).
Para fazer a inscrição, o responsável deve acessar o link no site do Projeto Guri e preencher o formulário a partir de qualquer plataforma (celular, tablet, computador, etc). As matrículas são realizadas por ordem de cadastro. O link é http://wae.projetoguri.org.br:8080/waeweb/servlet/ hnwvcndrwdg?1,2021,2,1.
Matrícula
O preenchimento e envio do formulário de inscrição não garante a matrícula. Essa dependerá da quantidade de vagas disponíveis no curso escolhido e a ordem de inscrição. As matrículas são realizadas por ordem de inscrição. Os formulários de quem não for selecionado continuarão valendo para o período e vagas remanescentes que estará em vigor entre os dias 2 e 20 de agosto de 2021. Os endereços dos polos estão no site www.projetoguri.org.br.
Aulas no Projeto Guri
As aulas começaram em 9 de agosto e, independentemente do retorno presencial, alunos e alunas terão acesso às aulas e atividades por meio da plataforma de ensino a distância. Em razão dos impactos da pandemia de covid-19, as aulas no Projeto Guri seguirão de modo remoto.