A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento, promoverá em novembro, entre os dias 9 e 11, o Inova Ribeirão 2021, maior encontro de negócios em inovação de toda a região. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento ou enquanto houver vagas.
A estimativa de público é de 1,2 mil pessoas. O evento será híbrido, com palestras online e presenciais. Com 80 palestrantes e a apresentação de 40 empresas, o encontro oferecerá uma mostra com 15 startups e fundos de investimentos e mais de 30 horas de conteúdo. Outras informações no site da programação oficial do evento (https://inovaribeirao.org.br/).
Serão realizados 28 painéis simultâneos nos auditórios dos Serviços Nacionais do Comércio (Senac) e da Indústria (Senai), na avenida Capitão Salomão nº 1.813, na divisa dos Campos Elíseos (Zona Norte) e Jardim Mosteiro (Zona Leste), perto do Parque Alto do Morro São Bento.
São parceiros do município na realização do evento a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Agência USP de Inovação (Auspin), Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-RP), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Faculdade de Tecnologia (Fatec), InovaJab, Senac, Senai e Supera Parque Tecnológico.
“Os objetivos do Inova Ribeirão 2021 são disseminar conhecimento e boas práticas em inovação, estabelecer conexões que fortaleçam o ecossistema de inovação e empreendedorismo e dar maior visibilidade ao setor”, esclarece o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento de Ribeirão Preto, Eduardo Molina.
O primeiro dia de evento, na terça-feira (9), que acontecerá de forma híbrida (presencial e on-line), conta com uma programação intensa de palestras e debates sobre inovação nos segmentos de governo, indústria, e-commerce, prática Agile, entre outros.
O Inova segue na quarta-feira (10), a partir das nove horas, com abordagem da inovação em comércio, serviços, segurança de dados e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As palestras foram estruturadas para discutir sobre o novo perfil do consumidor, novos modelos de negócios, open banking, inteligência artificial (IA), marketing de relacionamento, criatividade, entre outros.
Na quinta-feira (11), último dia de evento, o público terá acesso a palestras sobre criação de startups, automação, sensores e tecnologias para agro, inteligência artificial e biotecnologia, futuro da saúde a partir de terapias celulares e gênicas, futuro dos alimentos, vacinas, biomedicamentos e à Arena Startup, com apresentação de pitchs por empreendedores da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
“Para este ano podemos esperar um evento bem estruturado, com grandes nomes, diversas palestras, combinando atrações de nível nacional com grandes referências em inovação e empreendedorismo”, afirma Dalton Siqueira Pitta Marques, gerente de Desenvolvimento Econômico do Supera Parque Tecnológico.
“O Inova é uma excelente oportunidade para empresas e instituições contatarem empresários com interesse em inovar e promover uma troca de experiências com pesquisadores, empreendedores e provedores de serviços tecnológicos”, comenta Dorival Balbino, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto.