A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) encerrou nesta quarta-feira, 17 de julho, o Inova Ribeirão 2019. O evento reuniu, durante três dias, mais de mil pessoas para discutir temas ligados ao empreendedorismo e à inovação e aproximou as empresas dos principais provedores de soluções e de linhas de crédito. O primeiro dia foi dirigido ao setor da indústria. O segundo, ao comércio varejista e ao setor de serviços, e o último teve como foco as startups.
O evento foi idealizado pela Acirp em parceria com a Agência USP de Inovação (Auspin), Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Aeaarp), Assilcon, SindRibeirão, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional do Comercial (Senac0< Serviço Nacional da Indústyria (Senai), Supera Parque, Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e prefeitura
“A região de Ribeirão Preto tem um grande ecossistema de inovação nas empresas, nas instituições de ciência e tecnologia e em startups, por isso, percebemos a importância de se criar um evento deste tipo com o objetivo de sensibilizar os empreendedores para que busquem conhecimento na área de inovação, pois é isso que vai definir a sobrevivência de uma empresa a médio e longo prazos”, afirma Dorival Balbino, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto.
“O Inova é uma oportunidade única de construirmos aproximação entre todos os atores do ecossistema de inovação, de forma a discutirmos em conjunto possibilidades de superar os desafios tecnológicos existentes para melhorarmos o desempenho das nossas empresas a partir da transferência de tecnologia da Universidade e Institutos de pesquisa”, comenta Geciane Silveira Porto, vice coordenadora da Auspin.
O evento foi realizando na sede do Senai Ribeirão Preto, na divisa do Jardim Mosteiro com os Campos Elíseos, e aberto à participação de empresários, pesquisadores e instituições da região que desejam realizar negócios em inovação e fortalecer o ecossistema regional de desenvolvimento econômico e tecnológico. No último dia, 40 startups participaram do Inova .