Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Inglês na Rede Municipal 

Projeto de educação em língua inglesa gratuito atende mais de 35 mil estudantes nas escolas municipais com o apoio da maior editora do mundo 

Alunos a partir dos 4 anos no Ensino Básico e os do Ensino Fundamental participam do projeto de língua inglesa com material de editora inglesa (Reprodução)

A Editora Cambridgy University Press no Brasil fez um acordo de cooperação com a Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto em um projeto inédito de ensino da língua inglesa oferecido para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal. A iniciativa atende atualmente 35 mil crianças e adolescentes gratuitamente.  

 O projeto está no seu segundo ano de implantação. Começou em 2022 com a reestruturação da Língua Inglesa no Ensino Fundamental, inserindo três aulas de inglês nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e ampliando para cinco aulas nos anos finais (6º ao 9º ano), para 22 mil alunos.   

Desde 2023, o idioma também foi implantado na Educação Infantil, nas etapas I e II, para os estudantes da pré-escola, de 4 e 5 anos. Todo o material didático é fornecido pela Editora Cambridge University Press no Brasil. 

De acordo com o professor José Ricardo de Oliveira Cunha, formador em Língua Inglesa do Centro Educacional Paulo Freire da Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto e um dos principais mentores do projeto, hoje o projeto começa atendendo os alunos a partir dos 4 anos no ensino básico com 2 aulas semanais de 45 minutos cada, no fundamental 1 com 3 aulas semanais de 50 minutos e no ensino fundamental 2 com 5 aulas semanais de 50 minutos.  

Ricardo explica que os alunos do projeto têm na língua inglesa a mesma carga de ensino de matérias convencionais como matemática e português. Na opinião dele, o projeto permite que esses alunos se tornem cidadãos do mundo.  

“A língua inglesa permite que nos comuniquemos com todas as nações de outras línguas também. Isso será fundamental para a ascensão profissional do nosso alunado. No Brasil as iniciativas do ensino da língua inglesa em projetos públicos são isoladas, o que é uma pena. Nos exames de alto impacto os alunos que não possuem conhecimento na língua inglesa acabam sofrendo uma segregação”, comenta. 

A Editora da Universidade de Cambridge é reconhecida como a primeira editora do mundo, fazendo parte da renomada Universidade de Cambridge. Para o CEO da Cambridge University Press no Brasil, João Madureira, o projeto vem de encontro com a missão da editora que é promover e apoiar pesquisas de altos níveis de excelência”. A parceria tem vigência de cinco anos, de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2026. 

 

 

Postagens relacionadas

Mega-Sena pode pagar R$ 3,5 mi

Redação 2

28 detentos são recapturados na região no primeiro dia de “saidinha”

Luque

Sevandija Defesa de Dárcy tem 129 páginas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com