A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi – empresa responsável pelo trânsito e transporte urbano da cidade –, vai começar a autuar o motorista que parar, estacionar ou trafegar nas faixas exclusivas para ônibus da avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, Zona Norte, inclusive fora dos horários de pico, a partir desta terça-feira, 10 de outubro.
Em 25 de setembro, teve início a “fase de conscientização”, que terminou nesta segunda-feira (9), mas a proposta de acabar com o estacionamento na via inclusive fora dos horários de pico desagradou comerciantes. Eles promoveram protestos e dizem que o comércio na avenida vai acabar.
Segundo o comerciante Bruno César Lattaro, a proibição total, durante os sete dias da semana, para fazer um corredor de ônibus não é compatível. “As vendas terão uma média de queda de até 30%”, afirma. Levantamento do Tribuna já mostrou que cerca de 20 imóveis comerciais estão à venda ou disponíveis para locação na avenida.
Desde 25 de setembro, veículos particulares podem utilizar a faixa exclusiva somente para conversões à direita (em trechos devidamente sinalizados) e também para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial. Táxis estão liberados para o tráfego pela faixa exclusiva, desde que realizem o transporte de passageiros.
Também é permitido o tráfego de veículos de emergência como do Corpo de Bombeiros, ambulâncias e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de forças de segurança, como polícias Militar e Civil, Guarda Civil Metropolitana e de fiscalização de trânsito.
A partir de hoje, o motorista que trafegar, parar ou estacionar no corredor de ônibus da Dom Pedro I , em qualquer horário, receberá multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mesmo com a autorização do uso das faixas exclusivas pelos taxistas, não é permitida a parada para embarque ou desembarque de passageiros dos táxis nas estações de ônibus.
A RP Mobi também iniciou em setembro o processo de implantação da Área Azul Digital no entorno da Dom Pedro I, nas ruas transversais e paralelas, mas todo o processo deve ser concluído até dezembro. Antes da implantação do corredor de ônibus, a via tinha 202 vagas disponíveis.
A empresa, atendendo a pedido da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e da prefeitura, manterá até o final de dezembro (início de 2024), a carga e descarga na Dom Pedro I das 9h30 às onze horas, sendo que o uso para esse fim nos bolsões nas ruas transversais está liberado o dia todo.
“Temos pela frente o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal, que são períodos de grande movimento. Essa prorrogação é importante para os empresários e também para os consumidores, que ainda estão em adaptação ao novo modelo de tráfego”, afirma Sandra Brandani, presidente da Acirp.
Corredor – Em 27 de outubro de 2022, a prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou o corredor de ônibus da Dom Pedro I. Começou a ser construído junto com o da avenida Saudade, nos Campos Elíseos, em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021.
No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras foi de R$ 49.804.623,71. O corredor de ônibus da avenida Saudade foi inaugurado em 17 de abril deste ano. Após uma fase de orientação aos motoristas, as autuações começaram em 2 de maio.