A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura, realizou nesta terça-feira, 21 de maio, a remoção de 311 toneladas de resíduos contendo produto químico descartado irregularmente, em outubro de 2023, em área pública localizada na avenida Governador Mário Covas, no Adelino Simioni, Zona Norte.
Após análises da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), ficou comprovado que se tratava de produto químico a base amônia. A ação do contou com o apoio das Secretarias da Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente e Justiça – Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil –, do Corpo de Bombeiros, RP Mobi e Cetesb.
O objetivo é garantir a segurança e integridade dos moradores do entorno e de todos os envolvidos na operação. A pasta destaca que a ação de remoção do material contaminado só pôde ser realizada neste momento pelo fato do período de estiagem, tendo em vista que o produto químico descartado no local, em contato com água produz efeito tóxico.
A secretária Catherine D’Andrea destaca que o descarte irregular de resíduos sólidos é crime. Uma maneira de combater essa ação é denunciando os infratores pelo telefone 156 (Serviço de Atendimento ao Munícipe, o SAM) ou pelo 199, na Guarda Civil Metropolitana. “Por ser um resíduo químico, estamos destinando o material para o aterro de Jardinópolis, próprio para receber esse tipo de resíduo.”