Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Influenza – Vacina é liberada para a população

O Ministério da Saúde libe­rou a vacina contra a gripe (in­fluenza) para toda a população brasileira acima de seis meses de idade. A medida passa a va­ler a partir da próxima segun­da-feira, 15 de maio, depen­dendo apenas da coordenação dos Estados. Até o momento, segundo dados da pasta, 21 milhões de brasileiros (30% do público-alvo) foram imuniza­dos contra o vírus influenza, causador da gripe.

“A orientação atende a pe­dido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às re­alidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da po­pulação”, destaca o ministério, por meio de nota.

Anúncio
A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 12 de maio, pela ministra Nísia Trindade. Até domingo, o imunizante es­tará disponível apenas para gru­pos prioritários específicos. São pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, onze meses e 29 dias, tra­balhadores da saúde, professo­res, gestantes, puérperas, povos indígenas, ribeirinhos, quilom­bolas, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas.

Também fazem parte do público prioritário pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, traba­lhadores portuários, profissio­nais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, a Se­cretaria Municipal da Saúde conta com 37 salas de vacina que atendem em horários di­ferenciados. Por enquanto, a pasta ainda não foi notificada oficialmente sobre a liberação do imunizante para todos os públicos e aguarda comunica­do da pasta estadual, que con­firmou a ampliação em todo o estado na noite de ontem.

Estado
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os 645 municípios estão autori­zados, a partir deste sábado (13), a ampliar a imunização contra gripe para toda a po­pulação acima dos seis me­ses de idade. Cada município pode realizar a vacinação de acordo com sua disponibili­dade de doses. Ao todo, mais de 46,4 milhões de pessoas es­tão aptas dentro deste grupo.

Óbitos
Somente neste ano, até 6 de maio, 896 casos e 58 óbitos para todos os tipos de influenza fo­ram confirmados no estado de São Paulo. No mesmo período do ano passado, 1,6 mil casos e 246 óbitos já haviam sido con­firmados. Até o momento, a co­bertura vacinal contra influenza está em 28,6%, com mais de 4,4 milhões de doses aplicadas em todos os grupos prioritários.

O calendário para os gru­pos prioritários estabelecido pelo Ministério da Saúde e go­verno de São Paulo foi aberto no dia 10 de abril em Ribei­rão Preto. A meta é vacinar, pelo menos, 90% das pessoas de cada grupo, totalizando 278.896 pessoas.

Cobertura
De acordo com o Progra­ma de Imunização da Secreta­ria Municipal da Saúde, foram aplicadas em Ribeirão Preto, até esta sexta-feira, 71.300 do­ses, 25,56% do total. Em idosos com 60 anos ou mais, foram 39.466 doses aplicadas, num público estimado em 122.881 pessoas, 32.1% do total.

De 45.835 crianças, 5.863 foram imunizadas, 12,8%. Dentre 5.813 gestantes, 1.182 receberam a vacina, 20,3%. Das 955 puérperas da cidade, 378 já estão protegidas con­tra a gripe, 39,6%. São 30.244 trabalhadores da saúde, dos quais 9.669 foram vacinados, 32% do total.

Há ainda 40.078 pessoas com comorbidades, das quais 11.072 receberam a dose do imunizante, 27,6%. Dentre os 8.068 professores, 1.776 já estão protegidos contra a in­fluenza, 22% do público-alvo deste grupo. Outros segmen­tos somam 25.022 pessoas, e 1.894 foram imunizadas, 7,6%.

Todas as pessoas acima de seis meses podem ser vacina­das até dia 31 de maio. Ribeirão Preto tem 37 salas de vacinas espalhadas por todas as regi­ões da cidade. O Ministério da Saúde estimava vacinar 79,5 milhões de pessoas dos grupos prioritários em todo o país. No estado de São Paulo, onde ape­nas 69% do público-alvo foram imunizados no ano passado, a meta era atingir 18,4 milhões de pessoas neste ano.

Postagens relacionadas

Editoras dos EUA vão à Justiça contra proibição de livros na Flórida

Redação 2

Comércio paulista cria 23,5 mil novos postos de trabalho em julho

Redação 1

Taxa de transmissão da covid sobe a 1,85

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com