Tribuna Ribeirão
Educação

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2020

O Instituto Nacional de Es­tudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 27 de janeiro, os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020. Os par­ticipantes poderão conferir as respostas corretas do exame no site do Inep e no aplicativo do Enem.

O Enem impresso foi apli­cado nos dois últimos domin­gos, dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram ques­tões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame.

O segundo dia de aplicação teve 55,3% de faltas, abstenção recorde no exame. Do total de 5.523.029 inscritos no exame, menos da metade, 2.470.396, compareceu aos locais de pro­va. O índice foi maior que no primeiro dia, quando 51,5% dos inscritos não comparece­ram às provas.

Na macrorregião de Ribei­rão Preto, havia 48.349 estudan­tes de 19 cidades inscritos, sen­do 16.250 no município-sede. O Enem digital está marcado para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Franca tinha 8.063 cadastrados. Os demais são de Barretos (2.915), Barrinha (660), Batatais (1.697), Bebedouro (1.837) e Cajuru (519).

Também estavam inscritos estudantes de Guaíra (771), Ituverava (2.136), Jabotica­bal (2.326), Monte Alto (936), Orlândia (1.506), Pitanguei­ras (577), Pontal (812), Santa Rosa de Viterbo (892), Serrana (926), Sertãozinho (3.130), São Joaquim da Barra (1.455) e Ta­quaritinga (941).

Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova. Ou seja, se ele acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute.

O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis. A previsão para a divulgação dos resultados finais é dia 29 de mar­ço. Nessa data os participantes saberão também quanto tiraram na redação. Mas, apenas depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser definida, os can­didatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação.

As notas poderão ser usa­das para acessar o ensino supe­rior e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que oferece vagas em instituições públicas – Programa Universidade para Todos (ProUni) – que oferece bolsas de estudo em institui­ções privadas – e, Fundo de Fi­nanciamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento a condições mais vantajosas do que as de mercado.

Reaplicação
O Enem ocorreu em meio à pandemia do novo coronavírus e, por isso, adotou uma série de medidas de segurança, como o uso obrigatório de máscaras. Os participantes que estives­sem com sintomas de covid-19 ou outra doença infectoconta­giosa não deveriam compare­cer aos locais de prova. Esses estudantes poderão fazer o exa­me na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Para isso, aqueles que ainda não o fizeram têm até o dia 29 para solicitar a reaplicação na Página do Participante. Podem também pedir para participar da reaplicação os candidatos que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de água ou luz e aqueles que foram impedidos de fazer o exame porque as salas estavam lotadas e era preciso garantir o distanciamento entre os parti­cipantes. Segundo o Inep, isso ocorreu em pelo menos 37 es­colas de onze cidades.

Postagens relacionadas

Suspensão de parcelas do Fies é regulamentada

Redação 1

Fies: inscrição para não matriculado pode ser feita até terça-feira

Redação 1

MEC prorroga autorização para cursos a distância

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com