O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza a partir desta terça-feira, 5 de janeiro, o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
O cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento poderá ser acessado na Página do Participante. O documento também registra se o participante deve contar com atendimento especializado, e se deve ser tratado pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas.
Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão nos dias de aplicação das provas. A prova deste ano, que já foi adiada uma vez por causa da pandemia, tem 5.783.357 candidatos inscritos – o número é 13,5% maior do que a edição anterior, que teve o menor número de candidatos em toda a história. São cerca de 4.800 da região de Ribeirão Preto.
As provas do Enem 2020 foram adiadas em decorrência da pandemia de covid-19 e serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Serão 14 mil locais de prova e 205 mil salas.
Todos os candidatos e profissionais envolvidos no exame devem manter o distanciamento de 1,5 metro. O uso obrigatório de máscaras de proteção facial é obrigatório, exceto para os casos previstos na lei n.º 14.019, de 2020. Elas poderão ser retiradas apenas no momento de identificação pelo fiscal de provas, mas sem tocar sua parte frontal e, posteriormente, deverá ser feita a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelos fiscais.
As máscaras também poderão ser retiradas para que os candidatos bebam água e façam lanche durante a aplicação da prova. A recomendação é que os candidatos levem outra máscara, para trocá-la durante o exame, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
Principal porta de entrada para o ensino superior, o exame será aplicado para a maioria dos candidatos nos dias 17 e 24 de janeiro. Por ocorrer em meio a pandemia, o exame terá outra particularidade. Os participantes que forem diagnosticados com covid-19 ou com outra doença infectocontagiosa, como sarampo, rubéola, varíola e influenza humana A e B, terão outra chance de fazer o exame, na reaplicação da prova.
O atestado médico poderá ser enviado ao Inep pela página do participante até um dia antes da aplicação. Caso a doença seja confirmada no dia do exame, o participante deverá entrar em contato pelo telefone 0800616161. “Os participantes podem ficar tranquilos. Toda a estrutura que estamos preparando para o Enem digital vai seguir a mesma qualidade da aplicação regular, que é a aplicação em papel”, diz o coordenador geral de Exames para Certificação do Inep, Eduardo Sousa.