Tribuna Ribeirão
Economia

Indústria paulista mantém expansão

aRQUIVO - AGÊNCIA bRASIL

As vendas reais da indús­tria paulista registraram qua­se estabilidade em outubro, caindo 0,4% com relação a se­tembro. Por outro lado, as ho­ras trabalhadas na produção subiram 1,9% em outubro, apontando a sexta alta conse­cutiva da variável.

No acumulado de maio a outubro, o ganho foi de 33,3%, conforme aponta o Levanta­mento de Conjuntura da Fede­ração e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/ Ciesp), divulgado nesta quinta­-feira, 26 de novembro.

O Nível de Utilização da Ca­pacidade Instalada (Nuci) atin­giu 77,2%, aumentando 0,3 pon­to percentual frente a setembro. Esse também foi o sexto aumen­to seguido do Nuci. Já os salários reais médios caíram 0,3% em outubro. Todos os dados estão ajustados sazonalmente.
Apesar do recuo em ou­tubro, as vendas reais estão 12,7% acima do nível pré-pan­demia (fevereiro de 2020), re­fletindo o bom desempenho das vendas da indústria a par­tir do mês de maio. De maio a outubro, o crescimento acu­mulado foi de 48,7%.

O Nuci está 1,5 ponto per­centual acima do nível pré-pan­demia, porém, o indicador ainda está 2,2 pontos abaixo da média histórica (79,4%), o que repre­senta ociosidade da indústria paulista. As horas trabalhadas na produção, por sua vez, estão 1,4% acima do nível observado em fevereiro. E, finalmente, o item salários reais em outubro ficou 3% menor do que o verifi­cado antes da pandemia.

De acordo com a pesquisa Sensor, a indústria de transfor­mação paulista se manteve em recuperação no mês de novem­bro, quando registrou 53,8 pon­tos, na série com ajuste sazonal. Esse resultado é superior ao de outubro e indica continuidade da expansão da atividade indus­trial no mês corrente. Este é o terceiro mês consecutivo que o Sensor registra resultado positi­vo (acima de 50 pontos).

O item mercado também está aquecido. O indicador sal­tou de 53,3 pontos em outubro para 56,4 pontos em novembro. Os números acima de 50 pontos indicam a melhora na atividade industrial. Outro item com re­sultado positivo é vendas.

Em novembro, foi registrado 54,2 pontos contra 52,9 pontos em outubro. Como está acima de 50 pontos, espera-se aumen­to das vendas no mês. O indica­dor de nível de estoque teve leve recuo nesta medição, ao atingir 53,9 pontos contra 55,0 pontos no mês de outubro. O resultado mostra que os estoques estão sendo ajustados.

Outro resultado abaixo de 50 pontos é o nível de emprego, que registrou 46,8 pontos em no­vembro, variando negativamen­te em relação a outubro, quando marcou 48,6 pontos. Esse resul­tado indica expectativa de de­missões na indústria paulista.

Já o investimento obteve resultado positivo em relação a outubro. O item atingiu 52,4 pontos em novembro, ou seja, um crescimento de 2,3 pontos. Resultados acima dos 50 pontos indicam aumento dos investi­mentos no período.

Postagens relacionadas

CNI diz que economia poderá crescer 2,1% este ano

William Teodoro

Saques da poupança superam depósitos em R$ 2,006 bi em outubro

Redação 1

Governo vai repassar R$ 50 mi para o IPM 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com