No dia 28 de outubro, através de evento virtual, a Incubadora Cultural lançou o sexto livro de obras literárias de alunos do ensino médio das escolas públicas locais. Projeto que se desenvolve há quase 10 anos em nossa cidade, com o objetivo de evitar a evasão escolar, melhorar o desempenho no aprendizado e estimular os jovens a escreverem e a se interessarem pela literatura, teve como idealizador o Dr. Camilo Mércio Xavier, professor titular da Faculdade de Medicina,USP-RP.
Aposentado, o Dr. Camilo Xavier passou a se dedicar a atividades culturais, publicando vários livros de poesia. Por sua obra foi eleito para a Academia Ribeirãopretana de Letras. Em 2013, teve a ideia de lançar o Projeto Ribeirão Cultural, posteriormente denominado Incubadora Cultural. A iniciativa baseava-se num tripé: o Prof. Dr. Camilo Mércio Xavier, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com a coordenação geral; a Profa. Dra. Filomena Elaine Paiva Assolini, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras USP-RP, onde é titular da cadeira de Educação, cuidando do aperfeiçoamento dos professores, e o Prof. Alexandre Salgado, pela FEA-USP-RP, encarregado do contato com a sociedade civil. Posteriormente, devido a ausência do Prof. Alexandre, que se mudou para o exterior, entrou em seu lugar a Profa. Helena Martins Alves, por muitos anos docente do Colégio Otoniel Mota e agora responsável pelo contato com as escolas.
Como o Dr. Camilo Mércio Xavier tinha estudado no Otoniel Mota, grande ênfase foi dada inicialmente àquele instituto, iniciando-se depoisa expansão das atividades para as demais escolas públicas estaduais de ensino médio. O Prof. Camilo promoveu a ida de professores, profissionais, universitários ao Otoniel Mota, onde eram expostas as perspectivas que se abriam a quem concluísse os cursos. Hoje, professores das escolas são treinados na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, capacitando-os a difundir os objetivos da Incubadora, bem como aprendendo técnicas de ensino, motivação e agregamento dos alunos. A cada ano, escolhe-se um tema para o concurso de obras literárias, sendo que cada escola elege um responsável junto aos demais professores e alunos. Cada instituição participante escolhe os três melhores trabalhos de poesia ou prosa, cujos autores são premiados pela Incubadora e têm seus trabalhos publicados em livro impresso e virtual.
O tema deste ano foi “2020 – E agora?” e o e-book pode ser baixado gratuitamente no site gepalle.com. O nome Gepalle é a sigla de Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, coordenado pela Profa. Dra. Assolini e que se responsabiliza pela preparação dos professores das escolas participantes e é peça fundamental na administração da Incubadora. Mais de 5.000 alunos, nestes sete anos, participaram da seleção de trabalhos culturais, nas várias escolas de nossa cidade e é intenção do programa aumentar ainda mais este número. O tema para o próximo ano não foi ainda escolhido.
Da versão 2020, participaram alunos de oito escolas públicas locais de ensino médio, que produziram as peças literárias publicadas no livro. Oito pesquisadores, mestrandos e doutorandos em Educação da FFCL USP-RP, publicaram seus trabalhos na mesma obra e os comentários finais ficaram a cargo do Prof. Waldomiro Peixoto, Presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras. A Incubadora Cultural é um projeto sério, competentemente conduzido e merece o reconhecimento da nossa comunidade, além da disponibilidade dos que desejarem e puderem ajudá-lo. A educação é a única forma de vencermos a mediocridade de nossos dias. Nossas homenagens ao Prof. Dr. Camilo Mércio Xavier, à Profa. Dra. Filomena Elaine Paiva Assolini, à Profa. Helena Martins Alves e a toda a equipe que trabalha na Incubadora Cultural.
ERRATA: na coluna anterior, por erro do autor, foi gravado errado o nome do Presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras. O certo é Waldomiro Waldevino Peixoto.