Tribuna Ribeirão
Geral

Incidentes com pipas crescem 2,9% em RP

DIVULGAÇÃO

O isolamento social não im­pediu a brincadeira com pipas e, consequentemente, transtornos à rede elétrica. Todos os anos, durante o período de férias es­colares, em dezembro, janeiro e junho, crianças, adolescentes e até mesmo adultos, aprovei­tam para empinar pipas. Um levantamento realizado pela CPFL Paulista aponta aumen­to de 25,8% nas interrupções de energia causadas por pipas nas regiões de Ribeirão Preto e Franca, em 2020.

A concessionária de ener­gia atende cerca de 310 mil unidades consumidoras em Ribeirão Preto e mais 4,2 mi­lhões de clientes em outros 233 municípios. Em todas as cida­des atendidas pela CPFL Pau­lista, o estudo identificou um crescimento de 20,9% de inter­rupções no fornecimento, cau­sadas entre janeiro e dezembro de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. Foram 5.066 registros, no último ano, con­tra 4.189 do ano anterior.

Em Ribeirão Preto, o núme­ro de ocorrências saltou de 306 em 2019 para 315 no ano passa­do, 26 por mês, quase uma por dia e alta de 2,9%. A região se­guiu a mesma tendência, regis­trando 1.009 interrupções por pipas em 2020 e 821 ocorrên­cias no ano anterior, aumento de 22,9% e 188 a mais. Apenas as dez cidades com mais casos somaram 749 interrupções, au­mento de 18,5% em relação às 632 de 2019. São 117 a mais.

Entre as dez cidades com mais casos na região, Ribeirão Preto regional lidera o ranking, seguida por Barretos (83) e Be­bedouro (66). Já em 2021, as duas regiões (Ribeirão Preto e Franca) apresentaram números expressivos, 151 ocorrências causadas por pipas. Nas cidades da região de Franca foram 188 interrupções por pipas em 2020 e 130 ocorrências em 2019.

Entre as dez cidades com mais casos, Franca lidera o ranking com 91, seguida por Batatais (39) e Guará (11). Um brinquedo inofensivo que traz transtornos quando utilizado de forma inadequada, poden­do provocar acidentes graves e até fatais e corte no forneci­mento de energia. Muitas pi­pas ficam enroscadas nos fios e causam interrupções nos meses seguintes. Isso ocorre porque a linha e a estrutura da pipa, enrolada nos cabos elétri­cos, se tornam condutoras de energia quando chove.

Os desligamentos e os aci­dentes causados pelas pipas podem ser evitados com alguns cuidados simples. É importan­te escolher um local longe da fiação elétrica, como campos abertos e parques, fugindo do entorno de rodovias ou das avenidas de intenso movimen­to, onde também podem acon­tecer os atropelamentos.

Não tente resgatar uma pipa enroscada na rede elé­trica, pois além de provocar desligamentos no forneci­mento de energia pode cau­sar acidentes, com vítimas fatais. O ideal é soltar pipas longe da rede elétrica. Se acon­tecer de o brinquedo ficar pre­so em um fio, a melhor atitude é dá-lo como perdido.

Além disso, vale destacar que no estado de São Paulo é crime de acordo com a lei esta­dual nº 12.192, de 2006, usar o cerol ou a chamada “linha chi­lena”. Por conduzirem eletrici­dade, em contato com a rede elétrica, aumentam o risco de choques. Por conta do seu po­der cortante, essas linhas po­dem romper os cabos da rede e provocar curtos-circuitos, além de colocar em risco a vida de ciclistas e motociclistas.

Por meio da campanha Guardião da Vida, a CPFL Pau­lista prioriza a segurança com a população e traz dicas de cons­cientização constantemente para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre os assun­tos, estão os perigos de brin­cadeiras com pipas próximo às subestações e às redes elétricas. A CPFL reforça que as pessoas nunca busquem as pipas caídas em locais com equipamentos de energia, que podem causar acidentes e até morte.

Postagens relacionadas

Semas entrega 9,7 mil cestas básicas

Redação 1

Equipe de judô de Ribeirão Preto fatura hexacampeonato do Open Regional

Redação

Fundador do Telegram pede desculpas ao STF após bloqueio da rede

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com