Tribuna Ribeirão
Artigos

Incentivo ao aumento de oportunidades

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Ca­ged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgou bons números do mercado de trabalho em Ribeirão Preto no primeiro semestre de 2018. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de contratações é quase 20 vezes maior: 2.408 novos contratados, contra 125 em 2017. Em 2015 e 2016 houve fechamento de vagas.

A notícia foi divulgada na mesma semana em que inaugu­ramos a terceira etapa do nosso Distrito Empresarial, com o objetivo de ampliar o número de empresas em nossa cidade, justamente para ampliar as oportunidades de emprego e renda para as pessoas. Porque, mesmo quando não cria vagas próprias, cabe às gestões públicas criar condições favoráveis à ampliação de oportunidades.

Esse incentivo pode ser oferecido de várias formas. Pode ser por meio de uma administração responsável, austera, que oferece segurança para as empresas investirem em uma cida­de que tenha uma gestão preocupada com a boa manuten­ção dos serviços públicos, com reflexo para o bem-estar das pessoas, para a qualidade de vida. Em um ambiente assim, as empresas terão colaboradores mais motivados e eficientes.

O levantamento do Caged mostra que o setor de serviços tem demonstrado grande importância para o aumento no número de empregos. Ribeirão Preto registrou, neste setor, uma alta de 131% no primeiro semestre deste ano. Foram 2.399 contratações em 2018, contra 1.307 nos primeiros seis meses de 2017. Os números mostram a grandeza e eficiência do setor na cidade, que pode sempre ofertar novas oportuni­dades, uma vez que tem crescimento contínuo.

E o que o setor público pode e deve fazer é não apenas im­pulsionar a criação destas vagas em um setor que a cidade já tem expertise e boa desenvoltura na geração de novos postos de trabalho, mas também implementar medidas que possam alavancar outros setores que criam, por suas características, oportunidade de trabalho de forma rápida.

Assim, desde o início de nossa gestão temos buscado am­pliar os investimentos que geram estas vagas. Na construção civil, a prefeitura, por meio da maior rapidez na aprovação de projetos na Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, tem propiciado melhores condições para empreendedores interes­sados na edificação de unidades habitacionais, sejam elas para pessoas baixa renda ou habitações de alto padrão.

O resultado pode ser notado no grande número de empre­endimentos em execução na cidade. Em apenas um proje­to aprovado são quase 7 mil unidades habitacionais, com entrega da primeira etapa já prevista para o final deste ano. É praticamente a construção de uma nova cidade que gera mi­lhares de empregos diretos e indiretos. Além de muitos outros projetos com menor número de unidades, mas não menos importante na geração de possibilidades de trabalho.

Nossa gestão também trabalhou na retomada de obras públicas importantes, como a duplicação da avenida Antonia Mugnatto Marincek, o início de obras de mobilidade urbana, como a construção de três pontes na avenida Francisco Jun­queira, e o recapeamento de vias da cidade. Estamos próxi­mos de atingir 200 quilômetros de vias recapeadas ou pavi­mentadas em nossa cidade. É um trabalho que tem seu olhar primeiro para a qualidade da infraestrutura, mas praticamen­te ao mesmo tempo enxerga as possibilidades de emprego e renda para as pessoas.

Vamos seguir neste caminho de criar as melhores condi­ções para que a livre iniciativa possa ter espaço para crescer e, com isso, ampliar o desenvolvimento de nossa cidade, de forma responsável, equilibrada, sustentável e com aumento de emprego e renda.

Postagens relacionadas

O melhor de Ribeirão Preto é sua gente

Redação 1

Carnaval – com moderação

William Teodoro

As favelas e os favelados

Redação 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com