Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de 172 mil metros quadrados no Recreio das Acácias, na Zona Leste de Ribeirão Preto, na tarde desta terça-feira, 19 de setembro. O fogo começou por volta das 15 horas e no final da tarde o Corpo de Bombeiros ainda combatia as chamas e fazia o serviço de rescaldo.
A área de vegetação fica próxima a vários condomínios residenciais, perto do Cemitério Parque dos Girassóis. As labaredas assustaram os moradores. Cinco viaturas dos bombeiros com doze homens atuaram no combate às chamas, além de um caminhão pipa.
Apesar da chuva que caiu em Ribeirão Preto entre a noite de domingo (17) e a manhã de segunda-feira (18), o clima continua seco na cidade. A temperatura chegou a 37 graus Celsius na tarde de ontem. A umidade relativa do ar ficou na casa de 17%, segundo o Climatempo.
O mínimo ideal é de 60%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.
A orientação da Defesa Civil é beber bastante líquido e evitar exposição ao Sol nos períodos mais quentes (entre 10 e 17 horas) e maneirar nas atividades físicas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta laranja para região. Até domingo (24), a mínima deve oscilar entre 16 graus Celsius e 20ºC. A máxima pode chegar a 38ºC, recorde do ano.
Nesta quarta (20) e na quinta-feira (21), os termômetros devem marcar entre 21ºC e 37ºC, com umidade entre 15% e 17%. Na sexta-feira (22), os termômetros também devem marcar entre 20ºC e 38 graus. A umidade relativa do ar fica em 15%. O cenário é o mesmo para sábado, 23 de setembro, com temperatura mínima de 20ºC e máxima de 38ºC.
A umidade relativa do ar fica em 14%, mas ainda clima de deserto. No domingo (24), a temperatura sobe, beira os 40 graus e os termômetros devem marcar entre 21 graus e 39Cº, calorão na cidade. Não há previsão de chuva e a umidade fica em 14%.