Um incêndio atingiu na tarde desta quinta-feira, 29 de julho, o galpão da Cinemateca Brasileira, no bairro Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo. O prédio abriga o acervo fotográfico da instituição, conforme o próprio site da instituição, responsável pela preservação do maior acervo audiovisual da América Latina.
O Corpo de Bombeiros recebeu a ocorrência às 18h04 e, segundo o órgão, onze viaturas foram descolocadas para o local. Não há registro de vítimas e a causa do fogo ainda é desconhecida. O prédio no número 290 da rua Othão, na Vila Leopoldina, foi doado à Cinemateca em 2009, pela Secretaria do Patrimônio da União.
Com área total de 8.400 metros quadrados, dos quais 6.356 são de área construída, ele passou a abrigar dois anos mais tarde as reservas específicas de guarda de acervos, áreas de processamento de acervos fílmicos e documentais, laboratório de impressão fotográfica digital e demais instalações administrativas, de apoio e serviços da instituição.
Com a função de preservar e difundir o acervo audiovisual brasileiro, a Cinemateca Brasileira é administrada hoje pela Secretaria Nacional do Audiovisual, braço da Secretaria Especial de Cultura e subjugada ao Ministério do Turismo. Até as 19 horas, ainda havia fogo e os bombeiros trabalhavam na ocorrência. Há nove dias, o Ministério Público Federal (MPF) alertou o governo federal sobre o risco de incêndio.