A prefeitura de Ribeirão Preto entregou nesta quinta-feira, 17 de dezembro, o primeiro de onze corredores de ônibus do Programa Ribeirão Mobilidade, na avenida do Café, na Zona Oeste, com 3,23 quilômetros de extensão entre o Centro e o campus da Universidade de São Paulo (USP).
O corredor conta também com uma ciclovia desde o terminal de ônibus Doutora Evangelina de Carvalho Passig até a USP e deverá beneficiar 116.709 usuários do transporte coletivo urbano. Percorrerá toda a distância da Cidade Universitária até o Terminal Rodoviário.
Vai beneficiar estudantes da universidade, além de todas as pessoas da região que vêm a Ribeirão Preto para se consultar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O corredor tem uma faixa preferencial de ônibus por toda a extensão da avenida.
A semaforização é inteligente, que abre com a proximidade do ônibus para garantir fluidez e menor tempo de percurso, além de sinalização com botoeiras para pedestres e onda verde. Ao todo, são doze pontos de parada cobertos e com bancos, sendo seis em cada lado da avenida.
Também foi feita a revitalização de praticamente todo o passeio para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade. Todas as esquinas da avenida terão rampas de acesso para cadeirantes com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia.
A obra foi realizada pelo empresa DGB Engenharia, contratada por R$ 14.865.789,59. As obras fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade, com a construção de 56 quilômetros de corredores de ônibus para proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.
Durante as obras, 49 árvores da avenida do Café foram cortadas pela prefeitura, mesmo após a garantia de que os exemplares não seriam retirados. São 35 árvores que não são do bioma da região e 14 nativas. A administração chegou a chamar de fake news os rumores sobre o assunto na época.
No entanto, o Executivo garantiu que 350 mudas estão sendo plantadas ao longo da avenida para recompor o que foi perdido. Além disso, outras 350 foram doadas ao Horto Municipal. O investimento total no Ribeirão Mobilidade se aproxima de R$ 500 milhões.
São R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e, o restante do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.