Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Inaugurado 10º corredor de ônibus de RP

Tem 8,4 quilômetros e faz parte do segundo maior eixo viário da cidade, com 19 km: atenderá usuários do transporte urbano de 23 bairros (Alfredo Risk)

A prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, o corredor de ônibus das avenidas Presidente Castelo Branco/Treze de Maio, na Zona Leste, o décimo da cidade. A construtora Autem Engenharia recebeu R$ 26.123.173,77 pela execução da obra.

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) comandou a solenidade, que contou com as presenças dos secretários municipais Pedro Luiz Pegoraro (Obras Públicas), Rene Scatena (Casa Civil), Afonso Reis Duarte (Fazenda).Amauri Lépore (Planejamento e Desenvolvimento), Antônio Carlos de Oliveira Jr. (Água e Esgoto, Saerp) e Gustavo Furlan Bueno (Administração).

Também participaram o superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli; representantes da construtora Autem Engenharia, entre outras autoridades. Nogueira anunciou ainda que obras do corredor de ônibus do quadrilátero central serão inauguradas daqui a uma semana, em 17 de outubro.

O chefe do Executivo ressaltou que a inauguração do corredor de ônibus é um fato histórico e pessoal para ele porque, em 1972, há 52 anos, o então prefeito Duarte Nogueira, pai do atual, inaugurava a avenida Treze de Maio, no final de seu primeiro mandato. “Isso torna pra mim um fator muito sentimental, de muita profundidade”, disse.

Ele apresentou números: 1.600 metros de piso tátil para deficientes visuais; três mil metros quadrados de rampas de acessibilidade; 1.100 metros de galerias de água pluvial, 13 mil m² de calçadas novas, 32 abrigos de ônibus e mais de 150 mil m² de pavimento novo.

Tem 8,4 quilômetros e faz parte do segundo maior eixo viário da cidade, com 19 km. Atenderá usuários do transporte urbano de 23 bairros. Segundo dados de setembro disponibilizados pela RP Mobi, 770.692 passageiros de ônibus serão beneficados, média de 25.690 por dia As obras começaram em maio do ano passado com previsão de entrega de 15 meses. Todo o eixo Leste-Oeste custará R$ 105.858.267,98.

Esse valor considera os R$ 29.930.470,50 que a DGB Engenharia e Construções Ltda. receberá pela construção do corredor de ônibus das avenidas Costábile Romano/Presidente Kennedy, cujas obras começaram em junho do ano passado com previsão de inauguração em 15 meses, e os R$ 49.804.623,71 investidos nas avenidas Dom Pedro I e Saudade.

A Coesa Engenharia venceu a primeira licitação por R$ 39.740.679,60, mas o contrato foi rescindido. Recebeu R$ 19.747.263,07 pelos trechos concluídos na Doim Pedro I e na Saudade, cerca de 50%. A Autem Engenharia venceu o novo processo licitatório e recebeu R$ 30.057.360,64.

O corredor das avenidas Presidente Castelo Branco/Treze de Maio cruza seis rotatórias e 13 ruas e avenidas. Passa pela avenida Capitão Salomão, na esquina com a rua Onze de Agosto, seguindo até a rotatória da avenida Meira Júnior, e pela Treze de Maio, da rotatória do Estádio Palma Travassos, campo do Comercial, seguindo pelas marginais da Rodovia Castelo Branco até a Presidente Kennedy).

Tem braços adicionais nas ruas Onze de Agosto e Tamandaré, que correm paralelas entre a Goiás até a avenida Doutor Francisco Junqueira. Na avenida Presidente Kennedy, onde o trecho 1 termina, está sendo realizada a obra do segundo e último trecho do corredor Leste-Oeste, passando por Nove de Julho, Costábile Romano e Presidente Kennedy.

Vai beneficiar moradores dos bairros Jardim Iguatemi, Jardim Castelo Branco, Jardim Interlagos, Jardim Juliana, Jardim Mosteiro, Jardim Palma Travassos, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Lagoinha, Nova Ribeirânia, Parque Bandeirantes, Parque dos Lagos, Parque Candido Portinari, Parque São Sebastião, Parque dos Servidores, Jardim Presidente Médici, Ribeirânia e Vila Abranches.

Integra o Programa Ribeirão Mobilidade, a versão tucana do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC da Mobilidade). Abrange 30 grandes obras viárias para melhorar o trânsito e o transporte coletivo. O investimento total é estimado em aproximadamente R$ 500 milhões.

São onze corredores de ônibus que se interligarão, unindo a cidade de ponta a ponta por uma malha viária de 56 quilômetros de extensão. Cerca de 3,5 milhões passageiros de ônibus serão beneficiados mensalmente, além de cerca de um milhão de veículos que circulam pela cidade.

Zona Leste – Na avenida Presidente Castelo Branco, o corredor foi implantado em toda a marginal da rodovia, passando ainda pelas avenidas Treze de Maio e Capitão Salomão e rua Goiás, até encontrar o corredor da avenida Saudade/rua São Paulo e seguir pela Dom Pedro I até o Parque das Andorinhas. Este trecho abrange os bairros Lagoinha, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Jardim Mosteiro e Campos Elíseos.

Já o corredor de ônibus na avenida Costábile Romano e ciclovia na avenida Maurílio Biagi, na Zona Leste, contemplará o trecho das avenidas Nove de Julho (entre a Presidente Vargas), Costábile Romano; Portugal, Presidente Kennedy, Castelo Branco e Lagoinha, na praça Sir Winston Churchil.

Além da ciclovia a ser construída na Maurílio Biagi, a obra vai contemplar também revitalização das calçadas e canteiros, rampas e piso podotátil para acesso de pessoas com deficiência, além de sinalização horizontal e vertical nos cruzamentos.

Autuação – Por meio de nota enviada ao Tribuna, a RP Mobi – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto S.A, a antiga Transerp, responsável pelo trânsito e transporte da cidade – informa que a implantação do novo corredor de ônibus está sendo monitorada pelas equipes técnicas.

“A apuração dos resultados dessas análises e dados devem nortear, entre outras questões, a implantação de vagas de estacionamento, para que o trânsito opere da forma mais segura possível. Por enquanto, os agentes de trânsito estarão somente orientando os motoristas, sem a aplicação de autuações.”

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar pela faixa exclusiva ou corredor de ônibus é considerada uma infração gravíssima. Rende sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista infrator e multa de R$ 293,47.

Flexibilização – Desde 1º de agosto, as faixas exclusivas de onze corredores de ônibus do Programa Ribeirão Mobilidade sofreram alterações e passaram a ser preferenciais. A decisão foi tomada após avaliações técnicas e adequação da nova rede do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto.

Os motoristas já podem circular pela faixa livremente, mas dando prioridade aos coletivos quando houver algum na via. Entre os corredores de ônibus que passaram a ter faixas preferenciais e não mais exclusivas estão os das avenidas Brasil, Saudade e Presidente Vargas. Os demais ficam nas avenidas e ruas José Cesário Monteiro da Silva, Braz Olaia Acosta, Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão, Dom Pedro I, Luiz Galvão César e rua Silveira Martins.

Não foram flexibilizados os das avenidas Meira júnior, Independência (fica na pista da esquerda) e Paschoal Innecchi/ Mogiana. Também não estão na lista as faixas exclusivas das avenidas Nove de Julho, Costábile Romano/Leão XIII e quadrilátero central, que ainda estão em construção, e o da Presidente Castelo Branco/Treze de Maio, inaugurado ontem.

Postagens relacionadas

Motociclista é atropelado por carreta na Anhanguera

Redação

Instituto Plural promove Encontro de Formação de Mulheres Negras no plenário na Câmara

Redação 2

Lei do Puxadinho ganha ‘fôlego’ na Câmara

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com