O governador João Doria (PSDB) estará em Ribeirão Preto, nesta terça-feira, 17 de dezembro, para participar da solenidade que marcará o início das atividades do 11º Batalhão de Ação Especial da Polícia Militar (Baep) do Estado de São Paulo. Ele também vai descerrar a placa de uma quadra de futebol society no Jardim São José, na Zona Leste, e de uma pista de skate, no Jardim Independência, na Zona Norte, equipamentos do programa “100% Esporte Para Todos”.
A cerimônia do Baep será na sede do Comando de Policiamento do Interior-3 (CPI-3), na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, no Jardim Independência, na Zona Norte, às onze horas, com a presença do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), deputados, vereadores e representantes de cidades da Região Metropolitana. Doria também anuncia a ampliação do aplicativo Hora Marcada, a “agenda digital da saúde”, para o município de Sertãozinho, que permite que pacientes acompanhem e agendem consultas e exames junto aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
O comandante do CPI-3 é o coronel PM Carlos Alberto Machado e o major PM Artur Henrique Loffler vai chefiar o 11º Baep. Nesta terça-feira, o Baep de Ribeirão Preto iniciará as ações táticas e especiais de polícia ostensiva, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP). Para compor o batalhão, 260 policias, entre homens e mulheres, passaram por treinamento com a equipe de choque da Policia Militar, tornando-se aptos a efetuar patrulhamento tático e em locais de risco.
Também estão aptos a apreender artefatos explosivos e também atuar em gerenciamento de crise. O efetivo ribeirão-pretano contará com mais de 300 equipamentos para atender a população. São 30 grandes viaturas (SUV), 60 fuzis de alto combate e 260 pistolas automáticas para auxiliar os profissionais da segurança pública no combate ao crime na cidade e região. O decreto de Doria que autorizou a instalação do Baep em Ribeirão Preto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 27 de agosto.
Será subordinado ao CPI-3 e a implantação das unidades ficará sob a responsabilidade do comandante-geral da Polícia Militar. A unidade atenderá as 93 cidades da área de atuação do CPI-3, beneficiando uma população estimada em 3,7 milhões de pessoas. Os militares que atuarão na unidade especializada passarão por treinamento no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), “igual ao da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar)”, segundo João Doria. O treinamento teve quatro etapas, conforme as disciplinas: Patrulhamento Tático; Gerenciamento de Crises; Negociações com Reféns; e Busca e Localização de Artefatos Explosivos.
O Baep contará com policiais treinados pela Força Tática e Rota, com o melhor da Polícia Militar de São Paulo – novos armamentos, drones, automóveis, motocicletas, equipamentos de tecnologia e ação integrada com a Polícia Civil. O diferencial do batalhão é justamente o treinamento e a capacitação do profissional de polícia para atuar no policiamento tático, em ações de policiamento de choque e no policiamento em eventos, contando ainda com policiamento montado e policiamento com cães.
A meta do governo é chegar a 22 Baeps em todo o Estado. Atualmente, nove estão atendendo nos municípios de Campinas, São José dos Campos, dois em São Paulo (zonas Leste e Central), Barueri, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e São Bernardo do Campo. O 10º será em Piracicaba.