Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Inaugurações trazem João Doria a RP

JF PIMENTA/ ARQUIVO

O governador João Doria (PSDB) estará em Ribeirão Preto, nesta terça-feira, 17 de dezembro, para participar da solenidade que marcará o iní­cio das atividades do 11º Bata­lhão de Ação Especial da Polí­cia Militar (Baep) do Estado de São Paulo. Ele também vai des­cerrar a placa de uma quadra de futebol society no Jardim São José, na Zona Leste, e de uma pista de skate, no Jardim Independência, na Zona Nor­te, equipamentos do programa “100% Esporte Para Todos”.

A cerimônia do Baep será na sede do Comando de Policiamento do Interior-3 (CPI-3), na avenida Cavalhei­ro Paschoal Innecchi, no Jar­dim Independência, na Zona Norte, às onze horas, com a presença do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), de­putados, vereadores e repre­sentantes de cidades da Região Metropolitana. Doria também anuncia a ampliação do aplica­tivo Hora Marcada, a “agenda digital da saúde”, para o mu­nicípio de Sertãozinho, que permite que pacientes acom­panhem e agendem consultas e exames junto aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O comandante do CPI-3 é o coronel PM Carlos Alberto Machado e o major PM Artur Henrique Loffler vai chefiar o 11º Baep. Nesta terça-feira, o Baep de Ribeirão Preto inicia­rá as ações táticas e especiais de polícia ostensiva, segundo a Secretaria de Segurança Pú­blica do Estado (SSP-SP). Para compor o batalhão, 260 poli­cias, entre homens e mulhe­res, passaram por treinamento com a equipe de choque da Policia Militar, tornando-se aptos a efetuar patrulhamen­to tático e em locais de risco.

Também estão aptos a apreender artefatos explosivos e também atuar em gerencia­mento de crise. O efetivo ri­beirão-pretano contará com mais de 300 equipamentos para atender a população. São 30 grandes viaturas (SUV), 60 fuzis de alto combate e 260 pis­tolas automáticas para auxiliar os profissionais da segurança pública no combate ao crime na cidade e região. O decreto de Doria que autorizou a instalação do Baep em Ribeirão Preto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 27 de agosto.

Será subordinado ao CPI-3 e a implantação das unidades ficará sob a responsabilidade do comandante-geral da Polí­cia Militar. A unidade atenderá as 93 cidades da área de atu­ação do CPI-3, beneficiando uma população estimada em 3,7 milhões de pessoas. Os militares que atuarão na uni­dade especializada passarão por treinamento no Coman­do de Policiamento de Cho­que (CPChoque), “igual ao da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar)”, segundo João Doria. O treinamento teve quatro etapas, conforme as disciplinas: Patrulhamento Tático; Gerenciamento de Cri­ses; Negociações com Reféns; e Busca e Localização de Artefa­tos Explosivos.

O Baep contará com poli­ciais treinados pela Força Tática e Rota, com o melhor da Polícia Militar de São Paulo – novos ar­mamentos, drones, automóveis, motocicletas, equipamentos de tecnologia e ação integrada com a Polícia Civil. O diferencial do batalhão é justamente o treina­mento e a capacitação do profis­sional de polícia para atuar no policiamento tático, em ações de policiamento de choque e no policiamento em eventos, contando ainda com poli­ciamento montado e policia­mento com cães.

A meta do governo é che­gar a 22 Baeps em todo o Es­tado. Atualmente, nove estão atendendo nos municípios de Campinas, São José dos Campos, dois em São Paulo (zonas Leste e Central), Ba­rueri, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e São Bernardo do Campo. O 10º será em Piracicaba.

Postagens relacionadas

Gobbi diz ser o sucessor natural de Nogueira

Redação 2

Botafogo deixa má fase para trás e vence Ponte Preta

Hugo Luque

Tribuna apresenta novo projeto gráfico

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com