O Caminhão Itinerante do Serasa Consumidor está de volta. Após atender mais de 100 mil pessoas em seu primeiro ano, o veículo adaptado de onze metros de comprimento e cinco de largura liga os motores e dá início à sua segunda edição. Ele vai possibilitar acesso e serviços gratuitos para a população, além de disseminar educação financeira em 40 cidades do Brasil durante o período de um ano. A próxima parada será em Ribeirão Preto.
O caminhão ficará estacionado na Esplanada do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto, a partir da próxima terça-feira, 19 de fevereiro. O mutirão vai até sábado (23), todos os dias, das oito às 18 horas. Segundo a Serasa, número de inadimplentes na cidade é de 253.260, cerca de 36,4% da população, estimada em 694.534, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No caminhão, a população poderá consultar gratuitamente seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), conhecer e entender sua pontuação de crédito com o Serasa Score, além de simular e/ ou contratar empréstimos no comparador de crédito online Serasa eCred. Neste ano, além de todos esses serviços, a expectativa é ainda maior, já que agora terá uma grande novidade: os consumidores que visitarem o caminhão terão acesso a renegociações de dívidas atrasadas e/ou negativadas com empresas parceiras do Serasa Limpa Nome Online e poderão sair de lá com o boleto de pagamento em mãos.
O projeto também inclui o treinamento de professores da rede pública. A ideia é treinar mais de 1.500 professores nas 40 cidades do Brasil. Além disso, irá atrás do mesmo número de educadores treinados no ano passado para verificar como estão transformando a educação financeira nas escolas. Além de Ribeirão Preto, o caminhão visitará também São José do Rio Preto, Curitiba, Joinville, Florianópolis, Porto Alegre, Pelotas, Chapecó, Foz do Iguaçú, Maringá, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Campina Grande, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Vitória, Belo Horizonte, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Santos e São Paulo.
Nomes como Anhanguera, Unime, Unopar, Unic, Fama, Pitágoras, Uniderp, Ipanema, Tribanco, Porto Seguro, Itaú, Claro e NET são parceiras. Atualmente, a Serasa conta com 15 empresas cadastradas, entre bancos, cartões de crédito, operadores de telefone e TV por assinatura.
E esses serviços também estão disponíveis no site www.serasaconsumidor.com.br, no entanto, aproximadamente 55,6% dos brasileiros não têm acesso qualificado à internet e cerca de 62,5 milhões de pessoas estão inadimplentes no país. Por isso o Serasa Itinerante rodará o país mais uma vez com o propósito de chegar até essas pessoas.
“Com a iniciativa, o Serasa Consumidor aumenta sua aproximação com a população brasileira, atendendo presencialmente e sem custos e levar informação, que é o primeiro e mais importante passo para o início de uma vida financeira saudável. Além disso, temos ciência que empoderar pessoas a terem o domínio e conhecimento de seu histórico financeiro, é o caminho para um futuro mais confortável economicamente. A falta de tempo ou acesso à internet não podem se tornar empecilhos para que o cidadão tenha acesso à informação de qualidade”, diz o gerente do Serasa Consumidor, Daniel Ebbesen.
Levantamento feito pelo Tribuna junto à Secretaria Municipal da Fazenda revela que 105.909 contribuintes estão inscritos na Dívida Ativa do município por não pagar tributos. O número representa 15% da população. O valor dos débitos também impressiona e totaliza R$ 656,26 milhões, aproximadamente. A maior fatia é do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Dados do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) mostram que, no final do ano passado, o percentual de inadimplentes era de cerca de 20%. Como a cidade possui 194,4 mil ligações de água, o total de devedores chega a 38 mil usuários.