O professor dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Barão de Mauá, Jefferson Barcellos, de Ribeirão Preto, teve a sua tese de doutorado disponibilizada no repositório eletrônico de dissertações e teses do Instituto Moreira Salles (IMS).
De acordo com o ex-repórter fotográfico do Tribuna, A Cidade e Folha de S.Paulo, revista ArqArt e outros veículos de comunicação, a tese aborda a possibilidade e os novos significados dados pelo celular em relação à fotografia de rua.
“A pesquisa traça um paralelo através de um conteúdo prático autoral sobre a fotografia feita na rua no século XIX e XX, além das transformações que podem ser realizadas hoje com um smartphone”, explica o professor Jefferson Barcellos.
Por ser o mais importante acervo privado de fotografia do país e considerado um norte para a profissão, o professor conta que a publicação é fundamental para que estudantes, especialistas e entusiastas se aprofundem no tema tratado.
“Fiquei muito feliz. É uma maneira de os leitores terem acesso a esse trabalho que construí por três anos e meio. Isso me motiva a continuar pesquisando e fotografando”, comenta. Sobre as expectativas para o futuro, Barcellos diz que pretende lançar o livro com as imagens produzidas no projeto.
“Estou em tratativas com a RIA Editorial, editora acadêmica baseada em Aveiro, Portugal”, finaliza. O trabalho está disponível na Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista. Nesta sexta-feira, 8 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional da Fotografia.