Com o objetivo de celebrar o Dia Nacional do Imigrante Italiano, comemorado na próxima quinta-feira, 21 de fevereiro, a Casa da Memória Italiana preparou uma agenda especial de atividades. Intitulada como 1ª Semana do Imigrante Italiano, a ação contará com a exibição de filme, visitas à instituição e exposição. “As temáticas são direcionadas para compreender o diálogo cultural que a imigração italiana provocou no Brasil, destacando suas heranças e o reflexo das memórias no país e no povo”, diz Alice Registro, gestora -executiva do espaço cultural.
A programação começa nesta terça-feira, 19 de fevereiro, com a palestra “As causas da imigração italiana para o Brasil”, ministrada por Octávio Verri Filho. Pesquisador e responsável pela Plataforma Verri, ele dissertará sobre o contexto histórico da Itália durante a emigração. O longo percurso político, artístico e cultural do país serão analisados e refletidos por diversas perspectivas, momentos e causas.
Na quarta-feira (20), às 19h30, a atração será o longa-metragem “O Quatrilho”, de Fábio Barreto. Escolhida para contextualizar a vida do imigrante no começo do século XX, a trama, baseada no romance homônimo de José Clemente Ponezato, apresentará ao espectador a história de dois casais vivendo em uma comunidade rural italiana no Rio Grande do Sul, o que gera uma reflexão sobre a influência das entradas de estrangeiros no Brasil. Durante o evento, a instituição disponibilizará pipoca e refrigerante para o público.
A agenda continua com a abertura da exposição “Imigração Italiana”, no Novo Shopping, na sexta-feira, 22 de fevereiro. Em parceria com a Sociedade Dante Alighieri, a mostra exibirá painéis sobre o percurso dos viajantes. Ainda, a Casa da Memória Italiana destacará o conhecimento dos ofícios em marcenaria, arte e decoração dos italianos. Alice destaca que “a inauguração da exposição contará com apresentação do Coro Memorie D’Italia, que entoará tradicionais canções tradicionais italianas”.
Na quinta-feira e no sábado, 21 e 23 de fevereiro, respectivamente, serão os dias para apreciar a Casa da Memória Italiana. As visitações serão uma viagem para década de 1920 e os interessados descobrirão diferentes ambientes decorados, aprenderão sobre a história de Ribeirão Preto, dos moradores e dos italianos da região. A ação será mediada pelos educadores da instituição. “A 1ª Semana do Imigrante Italiano ainda promoverá com um jantar especial, uma parceria entre a Casa da Memória Italiana e O Pastifício. Será uma experiência gastronômica tipicamente italiana para os interessados, mas os ingressos já estão esgotados”, finaliza Alice Registro.