Tribuna Ribeirão
Cultura

‘Imigrante italiano’ é tema de eventos

ALICE REGISTRO

Com o objetivo de cele­brar o Dia Nacional do Imi­grante Italiano, comemorado na próxima quinta-feira, 21 de fevereiro, a Casa da Me­mória Italiana preparou uma agenda especial de ativida­des. Intitulada como 1ª Se­mana do Imigrante Italiano, a ação contará com a exibição de filme, visitas à instituição e exposição. “As temáticas são direcionadas para compreen­der o diálogo cultural que a imigração italiana provocou no Brasil, destacando suas heranças e o reflexo das me­mórias no país e no povo”, diz Alice Registro, gestora -executiva do espaço cultural.

A programação começa nesta terça-feira, 19 de feverei­ro, com a palestra “As causas da imigração italiana para o Brasil”, ministrada por Octávio Verri Filho. Pesquisador e res­ponsável pela Plataforma Ver­ri, ele dissertará sobre o con­texto histórico da Itália durante a emigração. O longo percurso político, artístico e cultural do país serão analisados e refleti­dos por diversas perspectivas, momentos e causas.

Na quarta-feira (20), às 19h30, a atração será o lon­ga-metragem “O Quatrilho”, de Fábio Barreto. Escolhida para contextualizar a vida do imigrante no começo do sé­culo XX, a trama, baseada no romance homônimo de José Clemente Ponezato, apresen­tará ao espectador a história de dois casais vivendo em uma comunidade rural ita­liana no Rio Grande do Sul, o que gera uma reflexão sobre a influência das entradas de estrangeiros no Brasil. Du­rante o evento, a instituição disponibilizará pipoca e re­frigerante para o público.

A agenda continua com a abertura da exposição “Imi­gração Italiana”, no Novo Shopping, na sexta-feira, 22 de fevereiro. Em parceria com a Sociedade Dante Alighieri, a mostra exibirá painéis so­bre o percurso dos viajantes. Ainda, a Casa da Memória Italiana destacará o conheci­mento dos ofícios em mar­cenaria, arte e decoração dos italianos. Alice destaca que “a inauguração da exposição contará com apresentação do Coro Memorie D’Italia, que entoará tradicionais canções tradicionais italianas”.

Na quinta-feira e no sába­do, 21 e 23 de fevereiro, res­pectivamente, serão os dias para apreciar a Casa da Me­mória Italiana. As visitações serão uma viagem para década de 1920 e os interessados des­cobrirão diferentes ambientes decorados, aprenderão sobre a história de Ribeirão Preto, dos moradores e dos italianos da região. A ação será mediada pelos educadores da institui­ção. “A 1ª Semana do Imigran­te Italiano ainda promoverá com um jantar especial, uma parceria entre a Casa da Me­mória Italiana e O Pastifício. Será uma experiência gastro­nômica tipicamente italiana para os interessados, mas os ingressos já estão esgotados”, finaliza Alice Registro.

Foto da família Biagi de 1942 estará na exposição no Novo Shopping
Foto de 1925 da família Joaquina E. Meirelles estará na exposição no Novo Shopping

Postagens relacionadas

RP terá tributo ao Fundo de Quintal

Redação 1

Desembargador suspende decisão que decretou falência da Livraria Cultura

Redação 1

‘O Carteiro e o Poeta’ chega ao catálogo do Belas Artes

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com