O Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, estará presente nas 16 cidades que o Programa Retoma São Paulo atuará, em parceira com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
Haverá um técnico cadastrando e, se necessário, profissionais realizando perícias em pessoas com deficiência (PcD) para avaliar as condições clínica e funcional para ingresso no mercado de trabalho, pelo Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI).
A pessoa com deficiência interessada deve acessar o link https://forms.gle/qY43pGYgcaBib3z18 e preencher o cadastro, informando o dia e o local que estará presente para ser periciada. Em Ribeirão Preto, o programa acontecerá em 15 de outubro. Em Franca será em 30 de setembro e, em Barretos, em 29 de outubro.
Todo o processo pericial do Imesc segue a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e também a Classificação Estatística Internacional de Doenças e de Problemas relacionados à Saúde (CID), ambas da Organização Mundial de Saúde (OMS), exigidas pelo programa Meu Emprego Inclusivo do Estado.
Em Ribeirão Preto, o Imesc da 6ª Região Administrativa Judiciária atende na rua Otto Benz nº 955, bairro Nova Riberânia, Zona Leste. O telefone é o (16) 3629-0004, ramal 6213. É uma autarquia criada em 1970, tem como missão realizar perícias de medicina legal (clínicas e psiquiátricas) e de investigação de vínculo genético (exame de DNA) para autoridades competentes do Estado de São Paulo.
É considerado o maior centro de perícias de medicina legal e de investigação de vínculo genético da América Latina. O Imesc possui uma massa quantitativa e qualitativamente importante de informações (mais de 850 mil prontuários periciais), tornando-o um espaço privilegiado no campo da produção científica.