O vereador Igor Oliveira (PMDB) foi eleito presidente da Câmara de Ribeirão Preto e assumirá o cargo em 1º de janeiro. Ele vai substituir Rodrigo Simões (PDT), que vai comandar a Mesa Diretora do Legislativo até 31 de dezembro – ele desistiu de concorrer à reeleição. Nesta quinta-feira, 14 de dezembro, O peemedebista obteve 15 dos 27 votos e venceu Marco Antônio Di Bonifácio, o “Boni” (Rede Sustentabilidade)
Pelo mesmo placar (15 a 12), também foram definidos os demais integrantes da Mesa Diretora: o primeiro vice-presidente Orlando Pesoti (PDT), o segundo vice Alessandro Maraca (PMDB), o primeiro secretário Lincoln fernandes (PDT) e o segundo Fabiano Guimarães (DEM).
A eleição devolve o comando da Casa e Leis ao PMDB depois de cinco anos – o último vereador da legenda a presidir o Legislativo foi Cícero Gomes da Silva, em 2013. Oliveira conta com o apoio do deputado Baleia Rossi (PMDB-SP), líder do governo Michel Temer na Câmara Federal, do empresário Luís Joaquim Antunes, do PR, pai do também vereador Isaac Antunes, e – óbvio – do próprio pai, o deputado estadual Léo Oliveira (PMDB),
O grupo é de oposição ao governo de Duarte Nogueira Júnior (PSDB), que emitiu nota após a votação. “O poder Executivo deseja pleno sucesso aos novos integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal, pelo bem de nossa cidade. A independência dos poderes é a chave do bom funcionamento da democracia. E com a posse da nova Mesa no início de 2018, o Executivo manterá o relacionamento republicano e a prática do diálogo que adotou ao longo deste ano, em nome do interesse da população de Ribeirão Preto.”