A remessa de 14.800 ampolas da vacina contra covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Life Science e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan foi entregue ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Ribeirão Preto.
Vai atender as 26 cidades da área de atuação do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII). As vacinas deste novo lote são para imunização de idosos. Para quem tem mais de 90 anos a campanha terá início na segunda-feira, 8 de fevereiro, e para aqueles acima de 85 anos vaio começar no dia 15, totalizando 515 mil pessoas nessa nova fase em todo o Estado de São Paulo.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, diz que o número de postos para esta etapa que começa segunda-feira deve ser menor porque o público-alvo também é inferior. Inicialmente, a campanha previa 40 pontos fixos, nas salas de vacinação de 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da rede municipal de saúde e mais cinco alternativos.
O governo de São Paulo recomenda aos familiares de pessoas acima de 85 anos de idade a auxiliá-los a realizar o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o atendimento na hora da vacinação contra a covid-19.
O cadastramento economiza 90% no tempo de atendimento para imunização. Presencialmente, a coleta de informações leva, em média, 10 minutos, enquanto o preenchimento do formulário online, apenas um minuto. A ferramenta não é um agendamento e nem um pré-requisito obrigatório para receber a vacina.
Porém, utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. Para os idosos que não possuem familiaridade com a internet, o pré-cadastro pode ser realizado por qualquer pessoa da família. A prioridade desse público leva em consideração a vulnerabilidade dessa faixa etária, uma vez que 37% das pessoas com 85 anos ou mais que tiveram covid-19 evoluíram para óbito no decorrer da pandemia.
A vacinação da população de 80 a 84 anos contra a covid-19 deve começar no fim do mês. Antes disso, o governo paulista aguarda uma incorporação do público de 80 anos ou mais no plano nacional de imunização. Além disso, a partir da dia 14, o Estado começa a aplicação da segunda dose da Coronavac para os primeiros vacinados.
Em 27 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde começou a vacinar idosos internados e funcionários de instituições de longa permanência – casas de repouso, lares e asilos – contra o coronavírus. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, nesta primeira etapa da imunização foram destinadas duas mil doses para este público.