Tribuna Ribeirão
Saúde

Idosos devem se cadastrar em site

MARCELO CAMARGO/AG.BR.

A remessa de 14.800 am­polas da vacina contra co­vid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Life Science e produzida no Brasil pelo Instituto Butan­tan foi entregue ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Ribeirão Preto.

Vai atender as 26 cidades da área de atuação do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII). As vaci­nas deste novo lote são para imunização de idosos. Para quem tem mais de 90 anos a campanha terá início na se­gunda-feira, 8 de fevereiro, e para aqueles acima de 85 anos vaio começar no dia 15, totalizando 515 mil pessoas nessa nova fase em todo o Es­tado de São Paulo.

A diretora do Departa­mento de Vigilância em Saú­de, Luzia Márcia Romanholi Passos, diz que o número de postos para esta etapa que começa segunda-feira deve ser menor porque o público­-alvo também é inferior. Ini­cialmente, a campanha pre­via 40 pontos fixos, nas salas de vacinação de 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da rede municipal de saú­de e mais cinco alternativos.

O governo de São Paulo recomenda aos familiares de pessoas acima de 85 anos de idade a auxiliá-los a realizar o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o atendimento na hora da vacinação contra a covid-19.

O cadastramento econo­miza 90% no tempo de aten­dimento para imunização. Presencialmente, a coleta de informações leva, em média, 10 minutos, enquanto o pre­enchimento do formulário online, apenas um minuto. A ferramenta não é um agenda­mento e nem um pré-requi­sito obrigatório para receber a vacina.

Porém, utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. Para os idosos que não possuem familiaridade com a internet, o pré-cadas­tro pode ser realizado por qualquer pessoa da família. A prioridade desse público leva em consideração a vulnerabi­lidade dessa faixa etária, uma vez que 37% das pessoas com 85 anos ou mais que tiveram covid-19 evoluíram para óbito no decorrer da pandemia.

A vacinação da população de 80 a 84 anos contra a co­vid-19 deve começar no fim do mês. Antes disso, o go­verno paulista aguarda uma incorporação do público de 80 anos ou mais no plano na­cional de imunização. Além disso, a partir da dia 14, o Estado começa a aplicação da segunda dose da Coronavac para os primeiros vacinados.

Em 27 de janeiro, a Se­cretaria Municipal da Saúde começou a vacinar idosos in­ternados e funcionários de ins­tituições de longa permanên­cia – casas de repouso, lares e asilos – contra o coronavírus. De acordo com o Departa­mento de Vigilância em Saúde, nesta primeira etapa da imuni­zação foram destinadas duas mil doses para este público.

Postagens relacionadas

Seguem inscrições para mamografias gratuitas neste final de semana

Redação 1

Ocupação de leitos de UTI chega a 99,4%

Redação 1

Dia ‘D’ e arrastão contra a dengue

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com